MOOCs - Cursos online de renomadas instituições de graça!

31.10.15
Hoje vou falar sobre algo que andou consumindo boa parte do meu tempo livre (sem contar o netflix): os MOOCs. 


(Após uma grande batalha - leia-se prova - e se preparando para a próxima)

Do inglês Massive Open Online Course ou "Curso Online Aberto e Massivo", MOOCs são cursos gratuitos disponibilizados online que podem ou não oferecer certificado. Os meus favoritos são aqueles que disponibilizam o certificado simples e/ou possibilitam a compra dele, mas não quer dizer que os que não possuem não sejam tão bons quanto, se não melhores.

Eu particularmente tenho muito interesse na área da educação principalmente por causa dos processos de aprendizagem. Com o BOOM que estamos tendo no EAD (educação a distância) aqui no Brasil, acaba sendo inevitável novas tecnologias e formas de transmitir conhecimento surgirem. Vale lembrar que a evasão (ou número de pessoas que desiste/sai) de cursos EAD são altos e os gratuitos, então, nem se fala - mas eles valem a pena para aprender coisas novas e de quebra engordar o currículo.


Infelizmente, nem todo mundo tem acesso a educação e os que tem precisam enfrentar a realidade de que hoje em dia o fato de um diploma de ensino superior já não é mais garantia de emprego (não vou entrar na discussão sobre correr atrás e se dedicar - pelo menos não hoje).


Vou falar de alguns que eu já testei e recomendo. 


Dos cursos brasileiros, eu testei apenas o Eduk e o Veduca, mas os outros falam por sí.



  • Eduk - É uma plataforma que disponibiliza cursos gratuitos (ao vivo sem certificado - para assistir depois é preciso fazer a assinatura). Ao meu ver, maior parte dos cursos são voltados para gastronomia, artesanato e arte. Eu gosto muito dos assuntos abordados nos cursos, que são muito bem feitos e dinâmicos. Geralmente os grupos no face compartilham receitas e dicas, então também fico de olho neles.
  • CEDERJ - Aqueles que moram no RJ ou próximo tem a sorte de ter acesso a esta incrível plataforma que disponibiliza cursos de graduação a distância através de universidades públicas do estado. É preciso passar por um vestibular e participar de pelo menos uma aula presencial no mês em um dos campus para obter o diploma, mas as aulas podem ser acessadas online mesmo sem o vestibular (sem direito a diploma no caso). São 9 cursos de licenciatura, 3 tecnólogos e 3 bacharelados (incluindo engenharia de produção, administração, computação e gestão em turismo).
  • Veduca - Eu só utilizei uma vez, para ver o curso do Google Adwords (que embora seja muito bom, foi produzido pela Google e já está ultrapassado). Eu não sou muito fã desta plataforma: nenhum curso é realmente feito por eles. Os que são feitos em parceria são pagos. Acho que não simpatizei...
  • FGV - Cursos nas áreas de finanças pessoais, sustentabilidade e empreendedorismo.
  • Fundação Bradesco - Cursos na área de administração, aperfeiçoamento / comportamental, banco de dados, desenvolvimento de aplicativos, gestão e governança e informática.
  • Albert Einstein - Sim, do Hospital. Ele tem cursos voltados para a área de saúde como medicina, fisioterapia, psicologia, etc.
  • BM&fBovespa - Cursos de finanças pessoais, ações, derivativos, renda fixa, fundo imobiliário e risco.
  • Learncafe - Me parece um site bem completo em relação a variedade de cursos e diz que fornecem certificado.
  • Os portais SenaiSebraeSesiCIEE também possuem diversos cursos em inúmeras áreas voltadas ao atendimento, prestação de serviço, industrial, empreendedorismo, entre outros.
Dos cursos estrangeiros eu testei o EdX, o Coursera e o Code Academy. Alguns cursos estão disponibilizados em português e vale super a pena correr atrás deles, pois tem informações atuais e oferecem statement of accomplishment (comprovante de que você fez o curso, tipo um certificado simples).
  • Code Academy - Diversas linguagens de programação em uma plataforma muito interativa. Particularmente adoro a metodologia de ensino utilizada por eles e o melhor, em português(considerando que para programar é necessário saber pelo menos um pouco de inglês).
  • edX - De longe minha fonte de MOOCs favorita. Se não me engano foi criada em conjunto pelo MIT e Harvard e você pode comprar o certificado ou fazer o curso gratuitamente (muitos deles tem certificado destas e de várias universidades renomadas). Possui diversos cursos em português.
  • Coursera - Muitos cursos em português, mas a maioria não possui certificado. Eu gostava dele, mas acabei preferindo o edX.
  • Harvard Medical School - Cursos voltados para a área de saúde, apenas em inglês. É a plataforma direta de Harvard na área da saúde, embora você possa ver muitos cursos desta faculdade no próprio edX.
  • Harvard Online Learning - Também é a plataforma direta, embora muitos dos cursos estejam no edX. Dispensa apresentações.
  • HP - Sim, a da calculadora e dos computadores. Todos os cursos em português sobre finanças, marketing, comunicação, operações e empreendedorismo social.
  • Canvas Network - Não achei cursos em inglês, mas considerei uma boa fonte de moocs, pois só achei alguns temas de meu interesse aqui.
Como sou muito inteligente, perdi os links dos outros sites por não ter salvo (costume de achar que vou achar depois. Pois é, só que não), então estarei atualizando conforme for redescobrindo os sites =D

A divisão não ficou perfeita, mas o que vale é a intenção!

E bom curso!



PS: A Exame separou 20 moocs para ser um líder incrível e 20 moocs de universidades brasileiras caso você não saiba por onde começar!



Tecnologia do Blogger.