As matérias do CBC de Medicina

6.1.18

Para quem vai cursar Medicina na UBA, é preciso primeiro passar pelas seis temidas matérias do CBC. Se você não sabe do que eu estou falando, dá um pulinho neste post que está tudo explicado.

Ainda não tem certeza de qual assessoria pegar? Dê uma checada na Olá Argentina, eles tem TUDO que você possa imaginar! Preocupado com locação? Traslados? Remessa financeira? Plano de saúde? Eles têm tudo isso e muito mais!

As matérias de medicina para o CBC são:
> Introducción al Pensamiento Científico (IPC).
> Introducción al Conocimiento de la Sociedad y el Estado (ICSE).
> Matemática.
> Química.
> Física e Introdução à Biofísica (ou apenas Biofísica).
> Biologia e Introdução à Biologia Celular (não confundir com apenas "biologia").

Vou falar de cada uma delas do meu ponto de vista baseado exclusivamente na minha experiência. É importante lembrar disto, pois cada um tem dificuldades e afinidades com coisas diferentes. Além disso, há diferenças de modalidade para modalidade (UBA XXI, CBC, intensivo, regular...)

E já deixo aqui algumas dicas antes de falar das matérias em sí:

Primeira dica de todas: entre no face e procure o grupo de todas as matérias que vai ou está cursando. É simples, basta digitar o nome da matéria e a modalidade que você está cursando (ex: IPC UBA XXI). Eu geralmente uso os grupos mantidos pela INTERCONECTADOS. Lá eles colocam material, dicas, provas anteriores, resumos, datas e todo mundo se ajuda.

Segunda, baixe e resolva as provas. Resolva os exercícios. E resolva os testes online. Faz diferença! Algumas questões das provas chegam a ser parecidíssimas (quando não iguais) a questões de provas anteriores. Além disso, você consegue pegar uma idéia melhor do que é priorizado nas provas e se adapta ao estilo delas. Você pode baixar nos grupos do face ou no site do altillo.

Terceira, não atrase a matéria mais do que o necessário. Você não vai estar fazendo só uma matéria por vez (exceto nos intensivos que você só faz uma, mas neste caso o problema é a falta de tempo) e se você atrasar, na hora de fazer as provas é só desespero.

Introducción al Pensamiento Científico (IPC)

Foi a segunda matéria que eu cursei e foi via UBA XXI intensivo (inverno).

A matéria é puro conteúdo teórico e o material de estudo é livro. Um livro não organizado da melhor maneira possível e as vezes confuso, mas que depois que eu consegui pegar a linha de raciocínio, fiquei fascinado.

A matéria é interessante, mas para chegar a achar a matéria interessante, precisa fazer um esforcinho no começo. E, claro, para algumas pessoas esta matéria nunca vai ser interessante, mas vale a pena tentar se enganar para estudar melhor.

Eu não tive nenhuma matéria semelhante a esta no Brasil. Algumas pessoas dizem que é mais um disfarce para filosofia. Eu discordo. De fato, há filósofos no meios, mas a matéria não foca em filosofia.

A matéria começa contando a evolução do pensamento científico - sério, não tem nome melhor, pois a matéria é exatamente isto no começo. Conta evoluímos nosso pensamento de que a Terra era o centro do universo, para se tornar apenas mais um no meio de muitos, em meio ao infinito. Também fala do infinito dentro de nós, através dos átomos. Fala de Aristóteles, Galileu Galilei, Darwin e muitos outros.

A outra parte da matéria fala sobre teorias, hipóteses, como constatar elas, etc, etc. Eu também achei bem interessante esta parte, pois levanta a questão de como sabemos se uma teoria realmente é verdadeira ou não? Ou uma hipótese? Eu gosto muito da área de pesquisa e esta parte me interessou muito, foi uma verdadeira epifania.

Estou falando BEM por cima da matéria, tem muito mais coisa. E acredito que por UBA XXI regular tenha ainda mais coisa do que tinha no intensivo.

O que me salvou nesta matéria foi me interessar por ela. Sério, isso torna as coisas um pouco mais fáceis. E para mim, não foi fácil me arrastar pelas páginas da matéria (que são MUITAS e maçantes). E olha que eu amo ler. Os resumos que eu peguei no grupo do facebook ajudaram a me localizar na matéria, pois só seco, no livro, não sei se eu teria conseguido pegar a linha.

Como tem muita coisa para ler, minha dica é tentar ao máximo não se atrasar nas leituras e seguir religiosamente o cronograma, principalmente no intensivo!

Alias, intensivo é um perigo para quem não tem disciplina ou encontra um método mais eficiente de lidar com a quantidade de matéria.

Dizem que para as matérias mais teóricas pegar um cursinho ajuda. Não sei dizer, pois fui na raça, mas é uma opção para você se o negócio não anda. Os cursinhos não costumam ser tão caros e como não fiz nenhum, não tenho indicação.

Quanto as provas, o método de correção é BEM mais sossegado que a do ICSE (que é um verdadeiro inferno, mas nada impossível). Porém, não vejo atalhos.


Introducción al Conocimiento de la Sociedad y el Estado (ICSE)

Uma das últimas matérias que eu peguei para estudar e fiz ela via UBA XXI quadrimestral E intensivo (porque sim).

Assim como IPC, esta matéria é puro conteúdo teórico e o material de estudo são livros. Muitas e muitas páginas para ler. De um livro que me dói a cabeça só de pensar.

Por que?

Porque a história não é contada de forma linear, cronológica. O livro começa falando da entrada de Yrigoyen no poder (1916), fala sobre o final do governo dele (que foram dois), daqui a pouco volta para antes do governo dele, avança para o final de novo, volta para antes, enrola um pouco sobre o meio e fica nesse vai e volta o tempo todo para ir em tópicos que não ajudaram meu raciocínio. Yeah, esta é minha reclamação.

No final eu não sabia dizer o que tinha acontecido quando.

Dizem que ICSE é um nome bonito para história da Argentina e eu tenho que torcer um pouco o braço e concordar (mas não muito). Realmente você estuda a história da Argentina, mas o foco fica nos fatores sociais e do Estado (ou, como eu gosto de pensar, a luta pelo poder - presidencial principalmente).

Na primeira parte da matéria você aprende os principais conceitos da matéria, como por exemplo, o que é Estado, o que é regime político, o que é golpe de estado (este bem presente na parte da história Argentina estudada), tipos de governos e por ai vai. Também se inicia o estudo da história (da política) desde, segundo o título do capítulo do livro 1916 (mas que na verdade volta até lá por 1880 com o partido conservador).

A segunda parte vai avançando na história até o governo do Menem.

A história da Argentina é bem louca, são seis golpes de estado, mais do que qualquer outro país da América do Sul. E parece que os gostam de dar origem a uma corrente com o nome dos presidentes. Lendo, você consegue entender da onde vem a paixão hermana por greves e como parece que a solução achada pela oposição parece tão simples quanto pronunciar "golpe de estado".

Confesso que sofri, mas não é um bicho de sete cabeças. Você precisa saber mesmo.

O método de correção das provas de ICSE são as mais exigentes. A prova do intensivo é bem mais fácil do que a do quadrimestral (fica a dica).

Houve alguns probleminhas, alias, em 2017, porque as provas foram feitas de forma que era preciso ter decorado partes do livro para conseguir responder corretamente. Além disso, colocaram mais de uma justificativa possivelmente correta e aumentaram o número de alternativas na primeira parte da prova, de forma que ficou bem tenso. Fizeram protesto e passaram a aceitar pontuação parcial, mas o normal é não ter: em uma questão com cinco opções de V ou F, se você erra uma, perde TUDO.


Na primeira parte da prova são colocas geralmente afirmações que você tem que dizer se são verdadeiras ou falsas e selecionar as justificativas corretas. Antes não havia pontuação pontual, por isso uma alternativa não selecionada zerava a questão. Acertar se é V ou F mas erras a justificativa também zerava. Em 2017, por causa dos protestos, passaram a aceitar até duas justificativas corretas e dar pontuação parcial, mas não se sabe se isso será mantido ou não.

Na segunda parte é puro V ou F, várias delas (caso a prova não tivesse a parte três) ou só algumas (se tiver parte três).

Algumas provas possuem uma terceira parte da prova que são questões discursivas. Não me perguntem quando resolvem coloca-las ou não, só sei que há.

Já no intensivo é diferente. A primeira parte tem o mesmo formato, V ou F e 5 opções de justificativa, porém, apenas UMA justificativa correta. Para a segunda parte, foram apenas três opções para o V ou F sem justificativa.

A dica nesta matéria é ver os vídeos "Ver la História" por Felipe Pigna, do capítulo 5 ao capítulo 8 (primeira prova) e do capítulo 9 ao 13 (segunda prova). Minha dica com estes vídeos é prestar muita atenção, pois tudo que é dito é importante e algumas coisas passam rápido, então não dependam só do vídeo, assistam ele já com noção da história!

O livro é uma ótima base para se guiar, mas buscar vídeos e informações por fora, resumos é imprescindível para não se atolar na linha do tempo.

Matemática

UBA XXI regular. Não pode usar calculadora, rascunho e nem formulario na prova. Há quem diga que via CBC é mais fácil (parece que pode usar a folha de fórmula e calculadora).

Há, uma matéria mais conhecida nossa, não? Porém, há matérias que não temos no Brasil como algumas partes de funções, limite, integral e derivada, por isso não subestimem! Alias, eu não estava 100% quando fiz a prova e por isso sofri um pouco, mas estudando e resolvendo bastante exercícios, não tem erro.

A matéria tem apostila, e na primeira lida achei complicado demais em certas coisas, além de super extenso. Sério, tem MUITA matéria, muita coisa para ler, muito conceito para absorver. Enquanto em uma unidade de biofísica eu tinha apenas um arquivo de treze páginas, em matemática eu tinha ao menos quatro arquivos com treze páginas para cima.

A apostila perde bastante tempo com alguns temas, porque ensina tudo do zero (okay, nem tudo, se não a quantidade de matéria dobraria), mas é bom dar uma lida. Coisa básica (e outras nem tanto) que você simplesmente precisa saber ou ter noção para resolver os exercícios. Alias, muitos dos conceitos da matéria você precisa saber, pois aqui a teoria andam grudada na prática e sem uma você não resolve a outra.

A apostila também dá vários exercícios resolvidos no meio e eles são importantes, pois passam conceitos que não são tão explicados na parte teórica.

O foco fica em polinômios, funções (polinomiais, trigonométricas, exponenciais, logarítmicas, compostas, inversas, ...), limites, assíntonas, derivadas, integras. Parece pouco, não é. É matéria de cálculo (faculdade) no Brasil.

Eu estudei com ajuda dos vídeos do Me Salva! (meu grande salvador) porque eles são rápidos (eu deixei na velocidade 1.5x para cima) e direto ao ponto. Me guiei pela apostila para não estudar coisas que não iam cair e nem deixar de estudar coisas importantes. Também fiz resumos (para simplificar o que a apostila pareceu complicar demais) e folhas de fórmulas com suas funções e medidas para não esquecer. Só prestem atenção em alguns vídeos do Me Salva, pois algumas vezes o professor dá uma escorregada.

Um recurso que me ajudou MUITO quando eu não conseguia resolver algum exercício foi o aplicativo Photomath. Ele tem tanto para Android quanto para IOS e é uma mão na roda para aqueles momentos em que não entra na cabeça como a conta deu aquele resultado. Você baixa no celular, abre e tira uma foto da equação (ou escreva) pulando o que tem antes do igual se for algo como "f(x) =". Ele resolve passo a passo e ainda te dá o gráfico! (em alguns exercícios ele resolve o problema e diz que não consegue fazer o gráfico do resultado, PORÉM, se você copiar o resultado na parte da equação como se quisesse resolver ela, bibbidi babbidi boo, ele dá o gráfico).

As provas se resumem a quatro exercícios com a prova valendo 10. São dois exercícios valendo 3 e dois exercícios valendo 2. Ou seja, ferrou! Você precisa acertar três de quatro questões nas duas parciais para passar direto (na final são só duas, mas a matéria é o dobro...). Atenção extra em alguns exercícios que, em vez de te dar certa informação pontualmente de forma aberta (como por exemplo, tal valor é nulo), passa ela de forma escrita (implícita) e você precisa saber a lógica por trás daquilo para entender a informação (o que isso significa no gráfico da função dada, por exemplo). Se não prestar atenção nisso ou tropeçar no básico (tipo domínio), é fácil perder ou não resolver uma questão. ( Yeah, trauma de domínio. Ele pode mudar os zeros, os intervalos de positividade, negatividade, crescimento, decrescimento e por aí vai. Parecia tão inocente...)

Química

Primeira matéria que eu cursei via UBA XXI intensivo (verão). Pode usar calculadora e tabela periódica (pelo menos no verão de 2017), mas não formulario. No intensivo de verão de 2018 eles tinham limitado química para quem estava fazendo a última / penúltima matéria, mas isso acabou caindo.

Foi uma loucura. Eu estudei todos os dias que nem um condenado. Não é surpresa, já que o cronograma do intensivo separa as matérias por dias em vez de separar por semanas como no regular, mas foi especialmente tenso devido a quantidade de exercícios. Nada impossível, mas cansei um pouco. Entendi de cara porque só dá para fazer uma matéria no intensivo.

A matéria é apresentada em apostilas e na minha modesta opinião, o progresso das matérias me agradou mais do que como aprendi no Brasil. Eu já tinha uma base para esta matéria, então o foco foi mais em exercícios para fixar. Cai nomenclatura, uniões, tabela periódica, soluções, gases ideais, cinética, equilibrio, reações, ácidos e bases, etc.

Para quem tem mais dificuldades, procure no youtube por videos que ajuda, só não esqueça de usar a apostila como guia. Há matérias que são cobradas em um método específico ensinado na apostila (se não me engano é o balanceamento) e você precisa saber direitinho resolver pelo método dado.

Fazendo os exercícios, as provas vão sem problemas. Ah, e a folha com fórmulas e medidas para lembrar. Ajuda muito.

Física e Introdução à Biofísica (ou apenas Biofísica)

Via UBA XXI regular, se não me engano pode utilizar calculadora sim (mas não formulário).

Foi minha melhor média, muito provavelmente porque eu achei que fosse ser a matéria mais difícil (ledo engano) e me dediquei mais a ela. Mas para ser sincero, era BEM menos matéria que matemática e a apostila estava muito bem feita.

Matéria organizada em apostilas. Estas são rápidas e práticas.

A matéria me pareceu mais física com alguns detalhes e observações da biologia. Ele liga, por exemplo, o fluxo (caudal) à pressão sanguínea. Eu achei super interessante e estudei a matéria como se tivesse tomando água. E olha que nem gostava de física!

Cai MRU, MRUV, trabalho, energía, potência, termodinâmica, dinâmica dos fluidos, soluções, carga e corrente elétrica, ondas, etc.

A apostila me bastou e eu tive que caçar provas e mais provas para resolver exercícios, pois havia poucos. A dica é fazer a folhinha de fórmulas com as medidas. Atenção extra nas medidas, que em Biofísica muda de fórmula para fórmula. Uma hora você está usando atm, outra hora ba, outra Pa.  Saibam como converter e as medidas de cada fórmula.

Para mudar de km, para m, por exemplo, eu sempre faço uma mini tabelinha assim:

kx  |  hx  |  dax  |  x  |  dx  |  cx  |  mx

Sendo que "x" pode ser substituido por m (metro), L (litro), etc.

De km/h para m/s é só dividir por 3,6. De m/s para km/h multiplica por 3,6.

E assim por diante. Novamente, não esqueçam de marcar bem as medidas de cada fórmula e como converter!!

Para a prova, resolvam as provas anteriores. Alguns exercícios repetem.

Biologia e Introdução à Biologia Celular (não confundir com apenas "biologia")

Cursei via UBA XXI regular.

Eita prova chata esta!

O material da matéria é em livro maçante (bem detalhado) e com muitas páginas. O que salva são os outros, por isso nem toquei no livro (que me pareceu enrolado e complicado demais). Me guiei bastante pelos repasos do próprio UBA XXI, pelos seminários da matéria e por resumos. Vi vários vídeos soltos pelo youtube (eu gostava dos vídeos do Jubilu, mas eles são enrolados, longos demais, então optei pelo de outros canais - fui garimpando, inclusive do Me Salva!).

Esta foi uma matéria que eu me matei de estudar, mas sempre tive a impressão de que não era o suficiente. Talvez eu devesse ter lido os livros afinal de contas... Toda vez que eu pegava uma prova antiga para resolver descobria algo novo. Parecia até mágica! 😭

Cai bastante coisa. O que soma são os detalhes e não o geral. Desde o conceito de célula, organização molecular, evolução e metabolismo até genética. Sobre o ser humano. De botânica só caiu cloroplasto e fotossíntese. Teve também sobre células procariontes e características e exemplos dos cinco reinos. Tive a impressão de que esta biologia se aprofundou mais do que a que eu estudei no Brasil, e foi bem isso que sofri um pouco. Teve coisas sobre as quais eu não achei video nenhum falando em português.

A prova, chatinha. São umas vinte questões de múltipla escolha na primeira parte valendo em torno de 0,25 cada e na segunda parte são questões discursivas (umas três que se abriam em pelo menos mais quatro) incluindo um verdadeiro ou falso que você tinha que justificar (sendo V ou F). Nas parciais, uma destas questões geralmente pedia para você desenhar algo (uma reação, algo em ação ou algo do gênero). Então, atenção nos desenhos! Eles costumam perguntar coisas bem específicas, detalhes (como por exemplo, o coeficiente de sedimentação dos ribossomos nos eucariontes - 80s) e em alguns casos inusitadas para mim (quando o hormônio age de forma direta e quando age de forma indireta e como ele atua - ou algo assim - por exemplo).

___________________

De todas estas matérias, Biologia Celular parece ser a mais importante, né? Bem, para mim, pelo menos, sim, de fato, super importante. Para você ter uma idéia, para o primeiro TP (trabalho prático) de Histologia, você precisa ler o famoso "generalidades" (que vi todo mundo indicando os três primeiros capítulos do Ross, mas que eu preferi de longe os três primeiros capítulos do Brusco) e digo, é basicamente o que se estuda no CBC! Todo o CBC de biologia na matéria de uma semana e só como "generalidades". HÁ. Pelo menos o Brusco deixou todo esse assunto infinitamente mais interessante (e mais superficial também, mas não é o foco do livro).

Ah, Química também é importante! Ela está bem misturada com a biologia, danada! Noção, pelo menos, é fundamental.

Quanto a parte de contas, se eu realmente achar alguém fazendo aquelas contas para usar o microscópio óptico nas aulas, vou tirar meu chapéu para a pessoa e dar um tapinha em seu ombro.

E é isso ai pessoal. Ufa. Antes de finalizar o post, só uma pergunta que andei escutando bastante:

Falta só uma semana para a prova e não estudei. Será que dá tempo / vale a pena fazer a prova?

Já dizia o velho deitado, tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Talvez dê, talvez não dê, você só vai saber se tentar. Eu já comecei a estudar para alguma destas provas uma semana antes. Consegui ir bem em algumas. Já em outras, não tão bem. Mas tentei. E pense assim, se você não for bem, você ainda pode tentar compensar na próxima parcial ou na final. O que é bem melhor que perder a matéria direto. Então, sim, vale a pena fazer a prova.

Qual matéria vale mais a pena fazer por UBA XXI e qual vale mais a pena fazer por CBC?

Eu fiz tudo por UBA XXI, mas dizem que matemática vale mais a pena fazer por CBC, pois pode usar calculadora e formulário. Quando eu penso nisso, ter o formulário de derivada e integral é uma benção. CBC tem o costume de só cobrar até o onde professor chegou na matéria em aula, mas sabe Goku se eles se limitam a isso mesmo. A dificuldade também depende da cátedra (professor / sede) que você pegou. Tirando dificuldade, depende também da sua afinidade com o tipo de aprendizado de cada um.

Qual a matéria mais difícil?

Não é que seja difícil, o problema são outros fatores.

Em ICSE temos o tipo de correção das provas que é de matar (além do livro maçante). Em Matemática temos matérias que não cobravam no ensino médio do Brasil e o conteúdo extenso. Percebi que sabia menos do que acreditava saber.

Entre os dois, a correção do ICSE foi o que mais me deu medo, afinal, perder uma questão inteira porque de cinco opções você não tinha certeza de uma é nadar, nadar e morrer na praia.

Biologia também me deu um baile um pouco porque as provas anteriores não me ajudaram em nada e as perguntas sempre eram justamente sobre o verme do cocô do cavalo do bandido que eu achei que não era tão importante ou que simplesmente já não entrava mais na minha cabeça depois da saravada de matéria que levei na cara.

Biofísica eu tive sorte que minha afinidade foi no espaço e eu não caí nas pegadinhas das provas.

IPC, assim como ICSE, foi problema de ser tudo teórico em um livro maçante.

Química foi minha primeira matéria, então eu cursei ela no modo Popeye.

Enfim, cada matéria tem um probleminha ou outro, depende da afinidade, da sorte, do pique, dos conhecimentos prévios e por ai vai. Não subestime nenhuma, melhor pecar por excesso que por falta. Mas também não se desespere.

Quais os livros usados nas matéria "X"?

Vocês podem encontrar os livros, apostilas e tudo mais nas páginas do facebook de cada matéria. Basta pedir para participar do grupo e quando for aceito, olhe a publicação fixa ou a descrição do grupo ou procure nos arquivos - vai estar lá em algum lugar! E se não estiver (que pode ter acontecido desde a última vez que verifiquei), tentem verificar no Altillo (procurem no google e verifiquem se estão na área certa - UBA XXI ou CBC).

Prestem atenção que as matérias do UBA XXI intensivo e quadrimestral são diferentes, inclusive, em alguns casos, o material de estudo.

Outra coisa é, não baixem só o material, baixem os outros arquivos como: programa da matéria; organizador / hoja de ruta; guia de leitura; etc. Estes arquivos ajudam a direcionar melhor o estudo, o que é muito importante se você está fazendo várias matérias ao mesmo tempo e não quer perder tempo estudando coisas que não serão cobradas. Algumas matérias, como biologia, também possuem bastante material extra como vídeos e seminários.

Qual ordem das matérias você recomenda?

Hum, siga seu instinto? Eu escolhi pensando da seguinte maneira (considerando que tive um ano para fazer tudo e planejei tudo via UBA XXI):
> Seis matérias. Posso fazer duas por intensivo (um intensivo de verão e um intensivo de inverno) e o resto divido nos cuadrimestres. Como emergencia deixo um intensivo de verão no inicio do ano seguinte (e mais apertado para as inscrições da FMED), CBC libre e CBC intensivo.
> As matérias que são mais certas de ter via intensivo são IPC e ICSE, já que nem sempre são disponibilizadas todas as matérias. Verifiquei o calendário das matérias e descobri que no intensivo inverno só tinha IPC. O destino decidiu essa por mim, lol.
> Como para o intensivo verão eu estava com a barra de energia cheia, resolvi aproveitar e eliminar matérias que achei que seriam mais pesadas. Por sorte, no inicio do ano lançaram química no intensivo, que serviu como luva para o que eu estava pensando. Ajudou o fato de eu: ter revisto algumas matérias de química no ano anterior; achar que o meu espanhol não estava forte o suficiente para uma matéria totalmente teórica; e ter conhecido uma menina que não conseguiu se inscrever na FMED porque não conseguiu passar em química. Coloquei minha barbinha de molho.
> Depois disso eu caguei um pouco no pau, mas enfim, decidi cursar matemática, biofísica, biologia e ICSE no cuadrimestral. Minha disciplina deu uma rasteira em mim.
> Ah, fiz IPC no intensivo inverno como planejado.
> Acabei fazendo intensivo verão de ICSE por precaução. Eu estava para fazer final, mas com todos os paros no final de 2017, eu não consegui comparecer na data final (que mudou umas quinhentas vezes). Coincidência ou não, acabei perdendo a final dela de novo em fevereiro por causa de paro -_-. No final, terminei ela por intensivo antes da terceira data da final LOL.
Enfim, fui me adaptando e seguindo de acordo com meu estado de espírito. Quando a vida te dá limões...

Estou há anos sem estudar matérias do ensino médio. Será que vai ser muito difícil para mim?

Olhe... Eu estava OITO anos sem estudar as matérias do ensino médio formalmente (yeah, a velhice bateu forte aqui). Além disso, há matérias aqui que nunca tive.
Vou ser sincero: depende da pessoa. Tem gente que vai sofrer muito e tem gente que vai sofrer menos. Na verdade nem chega a ser sofrimento. Basta correr atrás e não esperar que caia tudo no seu colo, porque não vai. Há momentos que precisamos perguntar e há momentos que precisamos buscar a resposta nós mesmos.

Quero contratar alguma empresa que ensine as matérias do CBC, recomenda alguma?

Como eu estudei tudo sozinho, não tenho como recomendar, PORÉM, tenho experiência com o primeiro ano da faculdade e já deixo minha opinião aqui.

Para Histologia e etc, JAVI é o melhor, sem dúvida nenhuma. Ele é super gente boa, ensina pessoalmente - o que faz muito bem diga-se de passagem - , faz reposições, se adapta as épocas de provas de anatomia. É o MELHOR! Dá para ver que ele quer que os alunos passem e faz um esforço para isso. As aulas dele valem o preço. Alias, as vagas VOAM, o curso do Javi lota muito rápido.

Já a Leloir, minha opinião, eu NÃO gosto deles. Por que? Eles não veem alunos, eles veem dinheiro! Você é um bolo de dinheiro ambulante que eles querem. Eles não se preocupam se o aluno vai passar ou não. Eu me inscrevi para esplacno de anatomia e tinha perdido 2 semanas. Perguntei se iam me dar os apuntes e eles falaram que não. Sendo que a prova de esplacno cai TUDO. E que eles vão até o final do ano e a final - obrigatória - cai TUDO. Sentido, onde está você? Eles só sabem que você não estava inscrito, então azar. Se vira. E olha que a propaganda é 287586930% de aprovação, hein.

Me fizeram sentir como se eles tivessem me fazendo um favor de me aceitar. Alias, quando fui perguntar o preço, eles deixaram claro que NÃO passam o valor por escrito (seja email ou whats) porque se não eles são obrigados a manter o valor e O PREÇO DO CURSO VARIA de pessoa para pessoa. HÁ, isso tem um nome muito específico lá de onde eu vim!

Ah, e desconfio que aquelas porcentagens de aprovação são pura balela. Vi um MONTE de gente pedindo baixa do curso (que, alias, se você pagou tudo, se deu mal, pois a chance de não conseguir nada de volta é alta) porque não passou na primeira prova. Como eles aceitam alunos o ano inteiro (e nunca lotam, incrível), desconfio que contam o número de alunos do começo do ano e do final do ano e tcharam! Mesmo matriculando novos alunos, eles ainda não conseguiram os "100% de aprovação".

Fora que o atendimento é, desculpe a palavra, uma MERDA. Vi alunos esperando mais de 1 hora para receber apuntes, alunos tentando entrar no instituto, mas não podendo porque estava lotado e não deixavam os alunos irem para as salas, vi atrasos de mais de 30 minutos nas aulas programadas, vi a falsidade escorrendo pelas mãos gananciosas deles enquanto convenciam que os alunos deviam continuar o curso pelo bem deles, pois depois se arrependeriam... NOJO!

Enfim, depois de receber o incrível tratamento do Javi, Leloir foi um choque e foi meu pior investimento da vida. Não confio em empresa desse tipo. Cheira mal.

Por último, mas não menos importante... As matérias do CBC dão para fazer sem cursinho. Se você não conseguiu fazer sem cursinho, as chances de precisar de um para o primeiro ano da carreira são gigantes, pois é MIL vezes mais puxado.
____________________

Para saber mais:

Quero estudar na Argentina, e agora?

CBC? UBAXXI? Como me inscrevo?

Corra atrás dos documentos: DNI - Convalidando o Ensino Médio na Argentina

Cátedras de Anatomia

FAQ




Tecnologia do Blogger.