Cátedras de Anatomia - Medicina UBA
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Depois de finalizar sua inscrição na carreira, chegou a hora de selecionar suas seis opções de horários e cátedra para cada matéria.
Como assim?
A inscrição na carreira não te inscreve automaticamente nas matérias do curso, você precisa se inscrever nelas individualmente. Mas não basta entrar no sistema, selecionar a matéria e pronto. Você precisa selecionar seis opções de cátedras e horários para cursar a matéria e, de acordo com a demanda (entre outros fatores desconhecidos), uma delas vai ser asignada (ou nenhuma hahaha, acontece).
Eu, por exemplo, queria cursar só no horário da tarde, quarta ou sexta, e minha ordem de preferencia das cátedras de era primeiro cátedra 2, depois 1 e por último 3. Com isso, selecionei minhas seis opções que ficaram mais ou menos assim (se não me engano):
Opção 1: Cátedra 2 / Tarde / Quarta
Opção 2: Cátedra 2 / Tarde / Sexta
Opção 3: Cátedra 1 / Tarde / Quarta
Opção 4: Cátedra 1 / Tarde / Sexta
Opção 5: Cátedra 3 / Tarde / Quarta
Opção 6: Cátedra 3 / Tarde / Sexta
Eis que minha opção vencedora foi a 5. Pois é! Por isso, apesar de ser opcional, sempre coloquem as seis opções! E mesmo assim, tem gente que recebe outra totalmente aleatória, mas bem, vai entender. Fatores desconhecidos.
Ah, como eu cursei a cátedra 3, vou falar muito mais dela, mas antes, alguns conceitos gerais que vale para as três:
Trabalhos práticos (TPs): são aulas práticas obrigatórias, com assistência, e correspondem ao horário que você selecionou / recebeu na inscrição da matéria. Ênfase no "prático" - estas aulas NÃO servem para aprender a teoria - isso você faz em casa - só para ver e aplicar o que você aprendeu (além de tirar dúvidas e ter orientações). As aulas teóricas (seminários) são opcionais e em outros horários.
Chefe de Trabalhos Práticos: são os profesores e médicos. Eles geralmente dão os seminários e um deles é responsável por cada turno. Eles não dão TPs. Eles costumam tomar os parciais teóricos (mas não são os únicos, os ajudantes também tomam).
Chefe de Cátedra: são os responsáveis pela cátedra. Também fazem as mesmas coisas que os anteriores, porém, por estão em um nível hierárquico. É um por cátedra e eles são os responsáveis por dar o "tom" dela. Alguns, você talvez note, são os autores de algumas das bibliografias recomendadas, como o Ciucci da cátedra 3 que é muito forte em linfáticos.
Ajudantes: são alunos que já aprovaram a matéria, se voluntariaram para estar aí e são quem vão estar com você durante toda a cursada. As cátedras tem vários e um diferente é asignado ao seu grupo a cada tema. Eles te ensinam, tomam asistencia, tomam os parciais (os que te ensinam não podem tomam os parciais), trazem seus preparados, te levam onde você precisa ir, etc. A única coisa... É que isso causa uma grande variação na nossa interação com a matéria. Por exemplo, meu ajudante de locomotor criou um grupo no face e sempre passava os pontos mais importantes para estudar antes dos TPs e explicava super bem. Já em esplacno, o ajudante as vezes falava no TP anterior algumas coisas a ler para o próximo, mas explicava bem. Já em neuro... Ahn... Yeah. O mesmo vale para os parciais. O ajudante pode te perguntar o que ele quiser e te avaliar como ele quiser e alguns podem ser bem exigentes. Você pode reclamar dependendo de como foi, mas não vi ninguém fazendo isso.
Parciais (provas) possuem duas etapas sucessivas: primeiro uma prática e depois uma teórica. Geralmente são 3 perguntas de cada (mas é relativo) e ambas são ORAIS. O que geralmente acontece é que cada pergunta na verdade é mais como um tópico. Por exemplo, a primeira pergunta pode ser "Quais são os limites do triângulo femoral?" e da resposta perguntar "E de que artéria se origina a artéria Femoral?", "Por onde ela passa?" e assim por diante - tudo DENTRO da primeira pergunta. Quanto mais você souber, maior sua nota. Detalhe que alguns temas o ajudante pode considerar "essencial" (neste caso, se você não souber direito ele te passa a repescagem sem completar as 3 perguntas) ou "abrangentes" (a ponto de valer por duas perguntas). Se você reprovar em um parcial, você pode fazer o recuperatório. Caso você não faça o recuperatório, você perde a matéria.
Recuperatório: quando você reprova em um parcial, você não reprova direto. Você pode fazer o recuperatório que tem DUAS datas (e você pode escolher qualquer uma das duas). A primeira é próxima ao parcial, geralmente uma semana depois, e a segunda é no fim do ano. Cada data tem sua vantagem e desvantagem. O importante é saber que se você reprovar o recuperatório você reprova a matéria (seja no começo em locomotor ou no final em neuro).
Média: é 7, mas você pode tirar notas a partir de 4. Com notas baixo de 4 você reprova direto.
Repescagem (repechaje): quando você desaprova uma das partes do parcial (ou o prático ou o teório) com uma nota equivalente a 3, você tem o direito de refazer ela (a que você foi mal). Ojo, como dizem aqui, que se você for MUITO mal, você pode reprovar direto. Para isso você PRECISA ter ido bem em pelo menos uma delas, se não, reprova direto. A repescagem serve para saber se você está mais para um 3 ou 2 (reprova) ou mais para um 4 (aprova). Não há nota quebrada (tipo 3,5. Ou é 3 ou é 4).
Final: é o exame com a matéria do ano todo. É obrigatório em algumas cátedras (2 e 3).
Materiais: você vai precisar utilizar algumas coisas durante a cursada. O básico é: jaleco branco de manga comprida, luvas descartáveis e pinça sem dentes e/ou laser.
> A matéria está dividida em três partes que você cursa sucessivamente.
Você tem número X de trabalhos práticos do primeiro tema, parcial do tema, e depois começa o segundo tema. Isso se repete até o terceiro tema e, dependendo da sua cátedra (e das suas notas), ou você promociona (aprova) a matéria direto ou vai a final com prova de tudo.
O primeiro tema é locomotor, depois esplacnologia e por último neuroanatomia.
Em locomotor você vai aprender, entre outras coisas:
- Ossos e articulações;
- Músculos dos membros, parte do tronco e, dependendo da cátedra, do pescoço e da cara;
- Nervos, vasos e linfáticos relacionados a estes músculos e a pele da região;
- Regiões topográficas (super importante).
Em esplacno:
- Visceras! Faringe, laringe, bronquios, pulmões, coração, esôfago, estomago, fígado, ... ;
- Vasos, nervos e linfáticos destes órgãos;
- Dependendo da cátedra, a parte inteira de pescoço e os músculos da cara estão aqui, incluindo crâneo;
- Regiões topográficas e cavidades (pode entrar um pouquinho de embriologia para formação de algumas regiões);
- Etc.
E em neuroanatomia:
- Sistema nervoso central e periférico;
- Sistema nervoso autonomo;
- Formação dos nervos;
- Vasos;
- Craneo (esse está em todos, hahaha);
- Etc.
Cada tema é estudado de forma diferente, dá até um choque quando muda a primeira vez. Você não consegue estudar esplacno como estudou locomotor e o mesmo vale para neuroanatomia. Por isso, olho! A quantidade de matéria teórica é crescente!
Agora vamos às cátedras:
Cátedra 1
Esta cátedra é conhecida por ser mais clínica e por ser promocionável. Isso quer dizer que se você tirar uma nota acima de 7 nos três parciais e não ir a nenhum recuperatório, você aprova a matéria direto (sem precisar fazer final).
Eu considero esta a cátedra mais diferente das outras duas. Eles usam livros que as outras cátedras não usam (e inclusive nem recomendam) e usam bonecos. A parte muscular do pescoço, os músculos da mímica e da mastigação são estudados em locomotor, diferente das outras cátedras que estudam isso em esplacno. Além disso, estudam conceitos que eu não aprendi, como a suficiencia de determinada irrigação.
Este ano (2018) pelo menos, a cátedra 1 terminou antes das outras duas. Eles renderam neuro antes.
Cheguei a escutar uns boatos de que se tomavam provas relacionadas a enfermaria (práticas), mas quando perguntei a alguém da cátedra, me olharam com cara estranha e perguntaram do que eu estava falando, então assumo que seja balela.
Esta cátedra me atraiu por ser promocionável e, bem, é clinica. Mas no final, o destino não quis.
Cátedra 2
Esta cátedra é conhecida por ter foco em imagens: radiografia, tomografia, ressonancia e por ai vai. Dizem também que o museu desta cátedra é muito bom, mas eu nunca cheguei a ir.
Ah, eles usam frascos com preparados. É basicamente um aquário com o preparado dentro.
Não tenho muito mais o que dizer sobre esta cátedra. Escutei que havia uma prova específica só de imagens, mas a pessoa que eu conheço da cátedra nunca mencionou ela, então não tenho certeza.
Não é promocionável.
Cátedra 3
Esta cátedra é conhecida por ter foco em linfáticos, mas na verdade a maior fama dela é a de ser a "cátedra mais difícil de anatomia". Já esclareço, MENTIRA!
Primeiro que eu não senti tanto enfoque assim em linfático. Para você ter uma idéia, não me perguntaram em nenhum parcial. Embora... Sim, temos que saber e temos o Ciucci, super forte em linfáticos, então por aí pode estar o motivo.
Segundo que eu verifiquei as perguntas das provas com pessoas de outras cátedras e achei a deles mais difíceis que as minhas (hahaha)! Embora... Yeah, tudo depende de sorte com quem te toma.
Mas mesmo assim repito: mentira!
Outra coisa que dizem da cátedra 3 é que esta é a cátedra para quem quer ser cirurgião. Bobeira! Não faz diferença em qual cátedra você se forme, no final, qualquer médico pode se especializar no que quiser (dentro de suas condições, claro) independente de qual cátedra cursou.
Mas enfim, ao que importa.
Nesta cátedra são 9 TPs de locomotor, 9 de esplacno e 8 de neuro. Sem contar os repasos (revisões).
Os alunos são divididos em mesas e cada mesa tem um ajudante responsável (as vezes tem mais caso haja ajudantes aprendizes). Os preparados são distribuidos pelas mesas e o aluno pode manuseá-los com luvas e pinça (preferencialmente - exceto algumas visceras). Em neuro usamos laser, porque os preparados geralmente estão em placas de acrílico ou em frascos.
Recomendo comer bem antes de ir ao TP. Sério. O cheiro é forte dentro da sala (por causa dos preparados) e às vezes as pessoas passam mal (principalmente quando não comem antes de ir).
Alguns chefes tem fama de perguntarem certas coisas. Em locomotor, um vivia perguntando sobre o calcáneo. Segue a lógica de que se você sabe o calcáneo, algo visto como não tão importante, então você sabe todo o resto.
Em locomotor, regiões topográficas e trajetos de artérias e nervos e relações são SUPER importantes. Articulação, se você entender a lógica da classificação, você tira de letra. O mesmo para movimentos, eles tem muita lógica de acordo com os músculos. Não deixe de lado as inserções. Os preparados detonados e sem metade dos músculos que você pode ver nos TPs podem ser os mesmos do seu parcial (yeah, eu achei no começo que os preparados do parcial seriam lindos), por isso, saber a inserção é essencial (sem contar que as vezes tomam SÓ isso - escápula é uma favorita) para saber qual músculo é qual (mesmo sem metade). Aproveitem ao máximo os preparados, principalmente para a parte das relações (por exemplo, "tal nervo atravessa a região X por debaixo do músculo Y" ou "este ramo da artéria Z é a Q porque termina no músculo M).
Em esplacno não tem muito segredo, regiões topográficas também são super importantes, assim como irrigação e as relações. As irrigações aqui são mais mutáveis, então vemos o nome da artéria pelo que está irrigando em vez de simplesmente seguir o trajeto. E saibam arrumar o abdomen! É bem complicado arrumar o intestino no lugar se você não sabe por onde começar. Super importante o TP para pegar dicas, coisas que você não vai aprender no livro (o mesmo vale para locomotor, embora muito de locomotor esteja nos livros). Me lembro que no parcial de esplacno me tomaram pulmão e eu dei cinco justificativas para sua posição anatómica, mas o ajudante queria saber justo o que não estava nos livros, mas que tinha sido dito em um TP (só me lembrei depois, lol).
Tanto em locomotor quanto em esplacno, tivemos os chamados parcialitos. Os parcialitos são dados após o intervalo e são basicamente 3 a 5 perguntas do TP com coisas que você precisa, sim ou sim como dizem aqui, saber. Não se preocupem, não vale nota. Tem ajudante que corrige, tem quem não. Depende. Mas guardem tudo! Ajuda para o parcial! Por algum motivo, neuro não teve... Senti falta...
Já em neuro... Tem MUITO teórico, mais do que parece, mas isso não quer dizer que os práticos não sejam importantes. Visitem o museu da cátedra quantas vezes seja possível, peçam para o ajudante explicar cada um, saibam tudo! Sempre há uma certa discrepancia entre os livros e atlas com os preparados - saibam como lidar com isso! (válido para os outros dois temas também). Já teórico, vias ascendentes, vias descendentes e pares craneales e irrigação são o básico do básico. Estou para descobrir algo que não seja importante deste tema, hahaha. Ah, o subtálamo. Até agora estou tentando entender o que é. MAS! Minha dica final de neuro é, não siga a ordem da cátedra. Para mim, funcionou melhor estudar primeiro as generalidades (para saber o básico do que é o que e onde está cada coisa) e já partir para as vias. Conforme avancei nas vias, fui vendo as estruturas no caminho. Depois que peguei o fio da meada, foi mais fácil saber o que passa por onde e porque. Tudo está muito conectado, não tem bem uma linha de início.
Em todos, sempre saber justificar tudo, os eixos, colocar em posição anatómica e crâneo com seus orifícios, cavidades, fosas os respectivos conteúdos. Além, claro, de colocar a informação em ordem (tipo "órgão tal é parte de tal sistema / grupo, se encontra localizado em tal tal tal região" + resposta. Nem sempre o ajudante quer escutar tudo isso, mas sempre tente organizar os pensamentos / informações em ordem - isso te rende pontos extras).
Pelo que eu pude perceber, a nota final se guia muito pela nota do prático, então desprezem os TPs. Principalmente em neuro, que pode ser bem entediante (museu pequeno + sempre mesmos preparados + muita matéria teórica e pouca coisa para por em prática).
Uma coisa que acontece muito próximo aos parciais é bibliografias não baterem. Nestes casos, ou você tira dúvida com alguém, ou pega algum arquivo da cátedra ou verifica bem a bibliografia e vai com ela na ponta da língua para justificar caso te perguntem.
Falando em arquivos, uma DICA é baixar os arquivos da cátedra. Geralmente eles colocam no fórum da cátedra, mas eu vou deixar aqui o drive com os arquivos.
Outra dica é usar o site do Anatomy Learning para ver em 3D. Ele esta em espanhol, tem o aplicativo gratuito para Android. Ele quebra um galhão. Não é perfeito (algumas nomeclaturas estão diferentes e ele não é tão completo para algumas coisas), mas realmente me ajudou em locomotor.
Quanto a bibliografia, isso depende muito do gosto de cada pessoa. Eu recomendo baixar os livros e dar uma lida para ver qual te agrada mais. Dizem que a "bíblia" da cátedra 3 é o Rouviere, mas eu particularmente me dei muito melhor com Latarjet para locomotor principalmente na descrição da trajetória das artérias e dos nervos. Na minha opinião, o Rouviere enrola demais, embora algumas coisas estejam melhor nele (alias, no final, eu usei toda a bibliografia).
Linfáticos = Ciucci (vão aos seminários, porque o escrito pode sair BEM diferente da prática)
Biomecanica = Kapandji. Os pdfs da cátedra dão uma boa resumida, mas alguns estão errados.
Atlas = Netter é mais completo, embora eu goste muito do Prometheus (que é melhor que o Netter em algumas partes, mas o Netter ainda é o mais completo). O Yokochi usa preparados reais (os anteriores são desenhos), mas não achei tão completo quanto eu gostaria.
Para neuro, eu gostei muito do Porrero e complementei com Haines e Fitzgerald. Apunte indispensável é o Proforlizzi (peguem o maior, que são dois ou três juntos), porém, tem alguns errinhos.
Quanto a apuntes para os outros, eles ajudam porque já tem toda a informação ali, separada, mas na real, tem muitos erros e no final, o tempo que você leva para ler um apunte é o tempo que você leva para ler o livro.
Para esplacno eu confesso que usei inicialmente o apunte da leloir, mas eu corrigi tudo nos TPs e com quase toda a bibliografia. Aliás, recomendam muito o Casiraghi Bouchet para esplacno, principalmente parte dos órgãos intra / retro / etc peritoneais.
É interessante levar o atlas nos TPs, mas lembrem-se, eles vão sair detonados.
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No final, não importa a cátedra de anatomia, a dedicação é a mesma. Diferente de Histo, que, ao meu ver, aí sim as cátedras podem complicar um pouco a vida de quem está fazendo as duas matérias. Mas isso é assunto para o próximo post!
E é isso aí! Já decidiu qual cátedra de anatomia prefere?
PS: por curiosidade, sim, antigamente havia mais cátedras de anatomia, mas elas acabaram fechando ou sendo englobadas em outras.
:)