Como convalidar o Ensino Médio na Argentina

9.7.17
Nesta parte eu vou explicar o passo a passo que eu fiz, no final de 2016, para preparar meus documentos para poder estudar na UBA (ou em qualquer outro lugar cujo requisito seja o secundário completo), em Buenos Aires (Argentina). Se você não viu as outras partes, cheque Quero estudar na Argentina. E Agora? e Como convalidar o Ensino Médio na Argentina.



Para estudar na Argentina você têm duas opções (que eu saiba): contratar uma assessoria ou fazer tudo sozinho

Eu escolhi fazer sozinho.

Na verdade verdadeira eu queria contratar uma assessoria, mas nenhuma conseguiu me passar toda a segurança que eu queria e nem responder minhas perguntas satisfatoriamente. 

No final fiquei satisfeito: foi mais barato e não precisei enviar seus documentos para ninguém, embora tenha requerido pesquisa e planejamento (o que eu na verdade recomendo para todo mundo independente se vai pegar assessoria ou não).

Se compensa ou não contratar uma assessoria, depende da assessoria em sí. Conversei com várias pessoas que levaram calote, que a assessoria não fez nada, que compraram uma ilusão e mesmo as que não passaram por nada disso se arrependeram ao chegar na Argentina e perceber que o processo era mais fácil do que imaginavam. Já vi pessoas satisfeitas também. Depende de cada um, então se escolher assessoria, pesquisem bem antes! 

Eu particularmente recomendo a Olá Argentina, eles tem TUDO que você possa imaginar! Preocupado com locação? Traslados? Remessa financeira? Plano de saúde? Eles têm tudo isso e muito mais! Conheço o pessoal, já fui na sede deles aqui e, sério, eles vão te poupar de MUITA dor de cabeça (e principalmente de toda aquela incerteza chata de fazer as coisas sozinho).


Quanto ao processo...

Este é processo para fazer a convalidação do Ensino Médio na Argentina e foi utilizado por mim (maior de 18 anos) no final de 2016. Se você tem menos de 18 anos, acredito que tenha que fazer mais coisas, mas como não precisei, não sei informar. Podem ter ocorrido mudanças, ou não. Não sei se é o mais certo ou melhor, mas funcionou para mim:

1º PASSO - Antes de mais nada, pelo menos 2 meses antes (maior parte das pessoas indica 3 meses antes), tire um turno no "MEC" Argentino. Este turno nada mais é uma data e um horário que você reserva para poder fazer sua convalidação. 

Sem o turno eles não te atendem! 

Os turnos são super concorridos e normalmente eles liberam novos turnos lá pela meia noite. A indicação é ficar de olho principalmente na virada do mês, quando costumam colocar os turnos dos próximos meses. 

Para marcar seu turno, entre neste link e clique em "Reserva de Turno". 

Quando marquei o meu turno precisei entrar várias vezes até sair uma data e um horário nos quais podia. Foi cansativo, mas deu certo. Marquei com 2 meses de antecedência.

Uma pessoa me falou que as assessorias tem vantagem para marcar turno. Eles estariam em uma lista que recebe prioridade e, caso você esteja desesperado e sem tempo, vale a pena tentar conversar com alguma assessoria para pegar um turno mais cedo.

Imprima o comprovante e guarde para o dia.

2º PASSO - É neste passo que começamos a correr atrás dos documentos. Você pode fazer antes, depois ou junto com o passo 1.

Pegue o histórico escolar e o certificado de conclusão do ensino médio na escola / colégio onde se formou. Ele deve estar assinado pelo diretor / secretário / ?. Algumas pessoas dizem que precisa ser atualizado, mas o meu eu usei o que eu já tinha (expedido há algo entre 5 e 10 anos). 

Caso você não more mais na cidade onde se formou, vai precisar viajar até ela para fazer este passo e a seguinte.

3º PASSO - Se informe em quais cartórios as pessoas que assinaram seus documentos tem firma reconhecida. 

No meu caso quem assinou foram a secretária e o diretor. 

Escutei pessoas dizem que só um deles já basta, mas reconheci dos dois por precaução. 

Recomendo que peçam ao cartório para não pegarem todo o espaço das folhas, pois há mais assinaturas / adesivos a serem colocados. Os meus tiveram que receber anexos de folhas para caber tudo e quase livro.

4º PASSO - Leve estes documentos até a Secretaria Estadual de Educação do seu estado.

Lá, fale que precisava chancelar / carimbar seu histórico e certificado de conclusão do ensino médio para estudar na Argentina. 

Quando fui no do Paraná foi bem informal: em uma sala parecida com uma biblioteca uma senhora pegou meu documento, pediu meu número e me disse que ligaria quando estivesse pronto. A ligação nunca veio, mas ficou pronto dentro de 3 a 5 dias. 

Algumas pessoas ainda enviam para o MEC em Brasília, mas não sei se eles ainda fazem para outros estados.

5º PASSO - Não tenho a mínima idéia se é necessário, mas quando fui buscar os documentos na Secretaria (do passo anterior), a moça me indicou o cartório onde ela tinha firma reconhecida e eu decidi reconhecer a firma da assinatura dela. Vai que...

6º PASSO - Por fim, pegue o histórico e o certificado e apostile. 

Quando digo apostilar quero dizer para fazer uma apostila de Haia. Esse é o nome de um acordo entre uma série de países para "facilitar" a validação de documentos de um país em outro. Aqui você pode buscar os cartórios autorizados a fazer a apostila no seu documento (nas capitais é certeza que pelo menos um cartório faz). 

O valor pode variar de 30~100 reais (dependendo da cidade) por documento (e não folha) e leva pelo menos uma hora para ficar pronto. 

Recomendo ligar para o cartório para verificar o prazo, pois há alguns que chegam a levar um dia. 

Você pode substituir esse processo (de apostilar) por uma carimbada do MRE. Há chancelarias em algumas capitais do país e em Brasília e você pode verificar a lista aqui. A carimbada, até onde eu saiba, é gratuita e se você tem tempo de sobra, vale a pena tentar. 

Para a UBA não foi necessário apostilar minha certidão de nascimento, mas para outras faculdades e menores de idade pode ser necessário. 

7º PASSO - Se apresente no dia e local do seu turno com:
>  o histórico e o certificado de conclusão do ensino médio, ambos validados e apostilados (ou seja, os documentos que você preparou nos passos 2 a 6);
> 1 fotocópia simples (frente e verso) do histórico;
> 1 fotocópia simples (frente e verso) do certificado;
> 1 fotocópia simples (frente e verso) do seu RG ou Passaporte;
> a confirmação do seu turno impressa. 

Observações:
- Nenhuma fotocópia precisa ser autenticada!
- As fotocópias do certificado e do histórico do ensino médio precisam ser inteiras, legíveis e feitas depois de validada e apostilada!

Você não vai ser a única pessoa lá, basta entrar quando autorizarem, vão verificar se você está com toda a documentação e depois é só aguardar ser chamado.

Quando chamado, vão te pedir para preencher uma ficha, na qual inclusive pedem seu endereço. Se não tiver um, use o do hotel / hostel / etc. 

O importante é o email. 

É por ele que vão te enviar a confirmação de documentação de trâmite com um link e um código para baixar sua convalidação. Leva de 3 a 60 dias para ficar pronto (sem brincadeira, varia muito e já vi os dois extremos deste prazo - depende muito da época).

8º PASSO - Com a convalidação impressa em mãos, marque um turno no legalizaciones da UBA aqui

Os turnos saem apenas para o dia, ou seja, fique de plantão na virada do dia que pretende ir lá (sim, sempre meia noite). Se for fazer esta legalização no mesmo dia da matrícula, nem pisque.

Os turnos são bem concorridos, então já tenha em mente mais ou menos o horário que deseja ir e quando abrirem os turnos, corra pegar o seu.

Na hora de ir no seu turno, leve a convalidação e o comprovante do turno impresso (mais seguro) ou anotado (vi alguns fazendo isso). O lugar onde fui é perto da Facultad de Medicina, descendo as escadas que tem do lado direito no "hall de entrada". Vai ter uma fila para entregar o comprovante do turno, te dão um papel e você passa pela catraca para entrar em outra fila. Alguém vai verificar online sua convalidação e te dar um papelzinho para pagar.

SIM, é pago. LEVE TROCADO. É barato, algo como 7 pesos, mas eles NÃO aceitam notas grandes (50 pesos para cima ou algo assim), então não sejam como eu que tive que sair correndo comprar qualquer coisa só para poder pagar.

Depois de pagar, espere ser chamado. Eles vão grampear o comprovante que você pagou no documento (sabe Yoda o motivo) que vai estar carimbado se não me engano.

Agora sim este documento está listo para ser entregue.

 Se quiser, leve o histórico e o certificado de conclusão do ensino médio por precaução, mas eu não precisei - só na inscrição.
_______________________

Agora é só se atentar às datas e locais de inscrição do CBC e pronto! Levem em consideração os 60 dias para poderem se inscreverem sem problemas no CBC. Caso tenham optado por UBA XXI, não é preciso na hora. Se você não sabe do que estou falando, logo colocarei um link aqui para o post sobre a UBA, ingresso, etc.

PS: Fora estes documentos, você precisa entrar com o processo para retirar seu DNI para poder ficar na Argentina por mais de 90 dias. Na UBA você pode se inscrever no CBC sem o DNI, mas precisa entrega-lo antes de finaliza-lo!

_______________________

Para saber mais:

CBC? UBAXXI? Como me inscrevo?

Quero estudar na Argentina, e agora?

Matérias do CBC de Medicina

FAQ

Corra atrás dos documentos: DNI



Tecnologia do Blogger.