Ten Miles of Peach Blossoms ou Eternal Love - Dorama

28.3.17
Deuses, provações, guerra, e muito romance se juntam neste dorama cuja protagonista passa por três vidas e três "mundos!










Sinopse


    Bai Qian é a rebelde filha mais nova dos reis da Tribo das Raposas de Nove Caudas (não, não é a kyuubi), uma antiga e respeitada tribo dos Quatro Mares e Oito Reinos. Depois de causar problemas, seus pais pedem a Zhe Yan, um velho deus fênix, dar um jeito em sua natureza travessa. Ele então a enviam para a montanha Kulun onde, disfarçada de homem, se torna o décimo sétimo discípulo do deus da guerra, Mo Yuan. Após 20.000 anos, porém, o Lorde Fantasma Qing Cang se rebela e causa uma guerra devastadora e Mo Yuan é chamado para liderar a batalha junto com seus discípulos. Com um alto sacrifício, eles conseguem selar o Lorde Fantasma e por 

   O selo, porém, não era definitivo e na tentativa de refazê-lo, Bai Qian acaba sendo enviada para o reino Mortal e esquece o seu passado como deusa. No reino mortal, Bai Qian vive uma vida tranquila como Su Su, mas acaba fazendo a única coisa que não devia: se apaixonar. Mas o destino, infelizmente tinha outros planos. Ela conhece Ye Hua, príncipe herdeiro dos Nove Céus, e se apaixona por ele. Su Jin, com ciúme do amor entre os dois, provoca uma série de mal-entendidos entre eles, fazendo a Bai Qian perder os olhos dela. Pensando que Ye Hua a havia traído, Bai Qian resolve tirar a própria vida e ter as memórias dela apagadas. Centenas de anos depois, em outra vida e em outro mundo, Bai Qian e Ye Hua se reencontram. Ela o esqueceu, mas ele se lembra dela. Será que Ye Hua conseguirá reconquistar Bai Qian? O drama ainda conta com as participações de Dilraba Dilmurat (She Was Pretty remake) como Fengjiu, sobrinha de Bai Qian e Ken Chang como Zhe Yan, o príncipe das Águas do Mar do Oeste e amigo de Bai Qian. 


   Ten Miles of Peach Blossoms (conhecido também como Eternal Love) é baseado no romance escrito por Tang Qi. Sendo dirigido por Yu Cui Hua e Ren Hai Tao. O drama estreará na Jiangsu TV e Dragon TV em 30 de janeiro de 2017. Está programado para ter 58 episódios. Posteriormente a história principal, os personagens de Dilraba Dilmurat e Zhe Yan assumem os papeis de principais, explicando assim a escolha de atores bem conhecidos para personagens secundários. Este romance também foi adaptado para filme, provisoriamente intitulado Once Upon a Time, que será lançado no verão de 2017 com um elenco diferente. 


Trailer
(Em inglês - Legendado pela DramaFever)




Ficha Técnica

Título original: 三生三世十里桃花
Título romanizado: San Sheng San Shi Shi Li Tao Hua 
Também conhecido como: Ten Miles of Peach Blossoms ou Eternal Love ou ainda Three Lives Three Worlds
Gênero: Romance, Drama, Fantasia
Número de Episódios: 58
Duração do episódio: 45 minutos
Criado e Escrito por: Tang Qi (anteriormente TangQi GongZi)
Dirigido por: Yu Cui Hua (余翠华), Ren Hai Tao (任海涛)
Baseado na novel de mesmo nome do Tang Qi
Período de transmissão: 31/01/2017 a 01/03/2017


Impressões

    A história começa com Bai Qian



(Bai Qian)

chegando a entrada da montanha Kulun 


com o Zhe Yan, o velho deus fênix. 


(Zhe Yan)


Ele lança um feitiço para que ela se pareça com um homem aos olhos de todos, mas logo a avisa que talvez o feitiço não funcione com Mo Yuan, tudo dependeria da sorte dela. O motivo do disfarce é simples: só são aceitos discípulos homens. A sorte, porém, estava ao seu lado e Bai Qian, agora com o nome de Si Yin, acaba sendo aceita e se torna o décimo sétimo discípulo.



(Mo Yuan)


    Nessa parte nós temos um vislumbre bem rápido da "arteira" Bai Qian e embora ela explique que aprontava muito e causou problemas, não fica claro o que exatamente ela fez, só que o resultado foi ser levada para a montanha.

    Passam-se 70.000 anos e Bai Qian / Si Yin se tornou o discípulo favorito de Mo Yuan. Porém, não demora muito para vir a guerra...

    Este primeiro arco da história é o mais curtinho, mas as coisas que acontecem são importantíssimas. Nós vemos pouco foco no relacionamento desenvolvido entre a Bai Qian / Si Yin e o Mo Yuan, só sabemos que ele demonstra bem favoritismo dele a ponto das pessoas saberem e surgirem rumores. Conhecemos o misterioso fantasma da flor de lótus dourada que só vamos entender completamente lá pelo fim do dorama. E também começamos a perceber algo que não fica bem explicado que são os Julgamento / Provação Celestial. 

    Pelo que eu entendi, basicamente os imortais tem "níveis":

    Imortal Menor, Imortal Maior, Deus Menor e Deus Maior, Principe Herdeiro, Imperador Celestial e Imperatriz Celestial são os que eu me recordo de ter visto. 


    Para "passar de nível" você precisa "cultivar" por anos. O que seria esse cultivar? Evoluir, crescer se fortalecer, ou seja, estudar, aprender e ter certas experiências de vida. Evoluir no caminho escolhido.

    Dependendo do nível que você está (ou o tipo de caminho para cultivar escolhido - do bem, demoniaco, celestial, etc), você recebe as tribulações. As tribulações são punições celestiais em forma de raios (geralmente roxos) que caem sobre a pessoa cultivando que passou de nível, pois, ao cultivar e evoluir na direção de se tornar uma deidade e ascender aos céus, a pessoa está desafiando as leis celestiais. Logo, punição (pessoas não deveriam cultivar, desafiar as leis celestiais, se tornarem deidades e ascenderem segundo estas leis, aparentemente).

    Para se tornar um Imortal Maior, são três raios celestiais que caem do céu e atingem o imortal. Bai Qian "passou" pelo dela no primeiro arco da história e é extremamente perigoso se você não "cultivou" o suficiente. Você pode morrer de verdade. Ou ir para o reino do nada, que parece ser para onde os imortais vão depois de morrer.


    Já outro mostrado é a provação que você passa no mundo humano. Você esquece tudo sobre sua vida imortal e vai para o mundo humano onde geralmente o imortal completa um ciclo de vida humana na qual passa por provações. Eu acho que são cinco provações e uma delas é a do amor.


    Basicamente, toda vez que você "passa de nível" tem esse julgamento e você sofre.


    Outra coisa é que os imortais são diferentes dos habitantes do Reino Fantasma. Estes acredito que podem ser entendidos como "demônios".

    O segundo arco começa depois que a Bai Qian vai tentar refazer o selo do Lorde Fantasma e é mandada para o reino humano por ele sem memórias. Isso está em quase todas as sinopses, porque na verdade a história da novel começa no fim deste (segundo) arco. 

    Neste arco Bai Qian agora se chama Su Su e não tem lembranças de sua vida nos reinos imortais e tem seus poderes e sua aparência suprimidos. 

Somos apresentados a importantíssimos personagens já "adultos" como Ye Hua, principe herdeiro dos Nove Céus,



(Ye Hua)

 e Bai Fengjiu, princesa da Tribo das Raposas de Nove Caudas,



(Bai Fengjiu)

que nasceram no arco 1, além conhecemos mais sobre personagens que não tiveram tanto destaque antes como o Dong Hua.



(Dong Hua)


    No dorama, podem ver que alguns personagens "secundário" são atuados por atores famosos como estes. Isso foi planejado porque na novel, estes personagens ganham suas próprias histórias e se tornam personagens principais. Será que farão o dorama destes personagens?

    Eu particularmente ficaria muito feliz. MUITO feliz, pois durante a história você sente que estes personagens são qualquer coisa , menos "secundários": a história deles chega a te envolver mais que a do casal principal! Então o fim pode não ser o fim (vamos torcer).

    Outra coisa que é explicada aqui é a diferença temporal entre os reinos imortais e o mundo humano. Isso porque 1 dia no Reino Imortal equivale a 1 ano inteiro para os humanos. É muito interessante ver isso mostrado e explorado ao longo da história (embora as vezes dê um nó).

    Por fim, o segundo arco me pareceu o maior e com desenvolvimento mais lento. Ele termina com a Su Su / Bai Qian se jogando do terraço de Zhu Xian (que mais parece um poço mágico).

    Por fim tem início o terceiro arco e a história volta a ter uma maior velocidade. Neste ponto você já roeu todos as unhas e perdeu alguns fios de cabelo pela frustração, mas vale a pena. 

    Se você está se perguntando se não há nenhum personagem detestável, saiba que há sim e elas realmente dão MUITA raiva. A primeira a aparecer é a Xuan Nu. Ela é uma amiga de infância de Bai Qian e sempre teve inveja da aparência dela pois se achava feia. Bai Qian, para ajuda-la a ensinou a usar um feitiço para que ela ficasse com a aparência igual a dela contanto que não usasse para fins malignos. Ela fez muitas coisas malignas para atingir seus objetivos e, embora no dorama não fique claro, ela usava basicamente o tempo todo a aparência da Bai Qian.



(Xuan Nu)


    A segunda a aparecer é a Su Jin, a única descendente da tribo Zhong Lie que foi dizimada na guerra contra o Lorde Fantasma. Ela foi adotada pela Tribo Celestial como princesa e é a causa de basicamente todos os infortúnios e desentendimentos do casal principal. 

(Su Jin)

    Outros personagens que valem a pena mencionar é o quarto príncipe e irmão da Bai Qian, Bai Zhen. 



(Bai Zhen)


Ele sempre está ajudando ou aconselhando Bai Qian e aparece muito ao lado do Zhe Yan. Isso ocorre porque na novel eles são um casal e na China o relacionamento de duas pessoas do mesmo sexo é muito mal visto, sendo inclusive proibido de passar na televisão. No dorama você pode ver dicas e insinuações, mas nada explícito.

    Tem o Li Jing, o segundo príncipe da Tribo Fantasma.


(Li Jing)

    Ele é o primeiro a descobrir que a Bai Qian / Si Yin é mulher e a ajuda quando ela é capturada pela tribo Fantasma. 

  
Lugares

    Os Noves Céus é onde moram os imortais / deuses da Tribo Celestial. É de onde são Ye Hua e Dong Hua:




    Reino das Raposas onde fica a Tribo das Raposas:




    Montanha Kulun onde mora e fica o deus da guerra Mo Yuan, além de seus discípulos:





    Quanto ao nome do dorama, há, de fato, uma floresta de dez milhas de pessegueiro. As arvores foram plantadas "por um deus com muito tempo livre" que eu acredito ser Zhe Yan, já que ele mora lá e vive fazendo bebida fermentada de pêssego. E tem até pêssego anticoncepcional!



Original e Adaptações

    O dorama é baseado na novel da mesma pessoa que escreveu o dorama, Tang Qi.




    Infelizmente a novel foi acusada de plagio dos personagens principais, organização da história e outros detalhes importantes da novel "yaoi" Taohua Zhai escrito por Dafeng Guaguo. Aqui você encontra um pouco sobre esse caso em inglês e comparações das similaridades. Mesmo assim, a novel ganhou, além do dorama, outra adaptação que foi lançada agosto de 2017, porém, desta vez, no formato de filme e com outro cast. O nome em chines está igual, mas o nome em inglês foi colocado até o momento como Once Upon a Time. Quem estava nos EUA e no Canadá pode conferir a estréia no cinema.










     Yang Yang como Ye Hua está incrível.

     Em 2016 também foi gravado uma espécie de continuação / spin off de TMPB e a história dele continua a partir de onde a novel terminou (por isso spin off, pois não é da novel). Temos Ye Hua e Bai Qian entrerpretados por OUTROS atores, não são os mesmos! Alias, o ator que faz Ye Hua está aparecendo em Tribes and Empires como príncipe.

   Na história o Ye Hua acaba caindo no reino humano por causa de uma situação inesperada, em uma aldeia chamada Peach Blossoms. O webdrama deixa um pouco de lado o drama e o toque trágico da história e se foca mais na parte da comédia e fantasia. Apesar de ter sido filmado há um bom tempo, parece ele só começou a ser lançado em janeiro de 2018. 



      Além das séries e do filme, temos o manhua, cuja arte está encantadora:


(esta página foi editada e traduzida pela Mystic Crescent Scans)

  No final do post tem o link para o manhua e para o filme legendado!

_____________________________



    Não é nem de perto perfeito, mas vários elementos tornam este dorama bem único. Os atores fizeram bem o trabalho, embora em alguns momentos pareceu o contrário. Deu para ver que eles queriam muito passar aquele ar "eu sou um deus" sereno e superior, embora alguns momentos isso pareceu um tiro no pé e faltou emoção. Quanto aos cenários, MUITOS cenários lindo e MUITA tela verde também hahaha. Como em Love O2O tinha bastante uso de tela verde e cg nas cenas dentro do jogo, não estranhei, parece normal em doramas chineses e como o objetivo era criar o reino dos "deuses"... Achei válido.

   Apesar de ter 58 episódios, a história não é cansativa. Já assisti doramas coreanos de 16 episódios que não cheguei na metade e este eu fui até o fim sem pestanejar. A história é sim longa, mas mais no sentido de ter várias reviravoltas, mudanças de "cenário" e pulos temporais, pois mostra várias fases diferentes dos personagens através de "tantos anos depois". O primeiro pulo de tempo é de 20.000 anos, depois é 70.000 anos e por último 300 anos. Parece muito, mas não é tanto, afinal, os personagens são imortais. 

   Para quem não está acostumado a assistir doramas chineses ou nunca assistiu, aviso que é bem diferente dos doramas coreanos (pelo menos na minha opinião). Eles são menos explicados (e por isso mais confusos em alguns aspectos), a edição as vezes parece brusca (acabando o episódio do nada por exemplo) e eles costumam colocar spoilers na abertura (sim, eles colocam partes da história INTEIRA na abertura - altas vezes eu já assisti dorama chinês que a personagem principal era pobre ou injustiçada e na abertura estava lá ela toda "imperatriz" com dez filhos - ok, só um). 

    Por sorte, Ten Miles of Peach Blossom tem bem pouco destas características. Os finais são mais suavizados (embora nem sempre deixe aquele suspense) e os spoilers não são muito identificáveis na abertura. Porém, apesar de ter 58 episódios, tem várias coisas sobre a base da história que você só vai descobrindo assistindo e "pescando" a informação. Isso não é exatamente ruim, mas eu com certeza vou pegar a novel para entender mais do mundo deste dorama.


Onde Assistir Online:  

Português: DramaFever 
Espanhol: EstrenosDoramas

Onde Ler Online (Manhua):
Inglês: MangaFox
Espanhol: TuMangaOnlineNineManga

Onde Ler Online (Novel):
Inglês: WattPad1WattPad2hui3rOneSecondSpring (é uma zona encontrar tudo...)

Onde Assistir (Filme - Once Upon a Time):
Português: Movie Asian Fansub

E como a história é longa e dorama chines tem fama de final trágico, aviso que tem final feliz sim! Embora não para todos...

Enjoy!

UPDATE (03/2019): Para aqueles que como eu estavam ansiosos pela continuação com a história da Bai FengJiu e do Dijun, a espera está finalmente acabando! As gravações já acabaram e a expectativa é que a sequência de Eternal Love seja lançada ainda este ano! Yay! 🙌


Tecnologia do Blogger.