Love O2O - Dorama

21.8.17
Mesmo quem não gosta de jogos vai se encantar com este dorama que mistura o mundo online com o muito offline em um conto de fadas moderno

Sinopse

Bei Wei Wei (Zheng Shuang) é uma estudante dedicada que está cursando o segundo ano de Ciência da Computação. Apesar de ser considerada a beldade de seu departamento, quando ela está online jogando sob o nome Lu Wei (Reed) Wei Wei, ninguém sabe como é sua aparência. Depois de “levar um fora” de seu marido no jogo, Zhen Shui Wu Xiang, ela recebe uma inusitada proposta de casamento de Yi Xiao Nai He, o admirado jogador número um do servidor. 

Entretanto, Wei Wei nem imagina que a verdadeira pessoa por trás do Nai He é o popular Xiao Nai, um estudante do último ano do seu curso conhecido por sua inteligencia, beleza e habilidades esportivas. Pelo menos não até decidir conhece-lo pessoalmente…


Trailer





Ficha Técnica

Título original: 微微一笑很倾城
Também conhecido como: One Smile is Very Alluring, A Slight Smile Is Devastating, A Faint Smile is Beautiful, Wei Wei’s Smile is Beautiful
Gênero: Comédia, romance
Número de Episódios: 30
Duração do episódio: 45 minutos 
Dirigido por: Lin Yufen (mesma diretora de Ten Miles of Peach Blossoms e Lost Love in Times)
Baseado em: One Smile is Very Alluringby Gu Man


______________________

O dorama começa com nossa protagonista e sua guilda lutando contra um “chefão”. Ao derrotá-lo, o monstro deixa cair um colar que um dos membros da guilda quer para ele. Como todos já haviam concordado que o item ia para outro usuário, ele o chama o para um PVP (luta entre dois jogadores). Como a pessoa que ganhou o item é muito mais fraca, ela que pede para a Wei Wei substitui-la e ela aceita. A luta fica marcada para as 17h.

Logo em seguida Zhen Shui, o marido virtual de Wei Wei, a chama para conversar. Ele começa a fazer várias perguntas sobre onde ela mora, dando a entender que quer conhece-la. Enquanto Wei Wei hesita sobre se deve ou não responder, a energia acaba, desligando seu laptop. Ela acaba descobrindo que sua companheira de quarto, Er Xi, derrubou seu laptop, por isso ele não estava voltando a funcionar mesmo depois de darem um jeito na energia.

As duas então saem do dormitório vão de bicicleta até uma lojinha perto do campus para comprar uma peça para o laptop onde encontram a “beldade" do campus, Meng Yiran. Esta estava prestes a ser enganada pelo vendedor, quando as duas tentam ajudá-la, porém, Meng Yiran resolve ignorar a ajuda. Depois que elas saem da loja, Er Xi comenta que a beldade número um só ficou em primeiro lugar na votação do campus porque a foto que tiraram da Wei Wei era muito ruim.

Pulamos então para a cena da lan house onde o Xiao Nai está jogando Go contra seu tio, dono do lugar, em uma sala privada. Entre os clientes que estavam ali no momento está Wei Wei. Ela vence o PVP que havia marcado mais cedo aceita o convite para uma missão para aproveitar a hora que ela comprou. Xiao Nai está indo embora quando ele nota Wei Wei jogando, observando seus movimentos. Ele se aproxima para ver melhor e quando ela vira ele consegue ver seu rosto. Wei Wei se levanta, indo para o caixa. Xiao Nai continua parado onde estava até que seu tio aparece e os dois vão embora como se nada tivesse acontecido.




Bei Wei Wei (Zheng Shuang) não é uma donzela em perigo. Ela é inteligente, alegre e gentil, mas não é muito consciente de sua aparência. Na faculdade, ela fica em segundo lugar na votação de beldade do campus e é considerara a beldade número um de seu departamento. No jogo, a Wei Wei demonstra bastante habilidade, estando no top 10 do seu servidor ee sendo a única jogadora feminina no ranking. Durante o dorama ela é alvo de preconceito e falsos rumores a torto e a direito, mas não se deixa abalar. Nunca teve interesse em relacionamentos até que começou a se sentir atraída por seu marido (o segundo) online.




Xiao Nai (Yang Yang) é um príncipe por fora e um lobo por dentro. Ele é inteligente, sabe jogar basquete, nadar, monta e cuida de sua própria empresa, além de ser dono de uma beleza ímpar. Sua personalidade, porém, é no mínimo desconcertante. Xiao Nai não perde tempo com pessoas que não lhe interessam, com fofocas e nem com gentilezas gratuitas. É sarcástico, narcisista, prático e sua moral as vezes é duvidosa. Porém, com a Wei Wei ele mostra um lado que até mesmo ele está começando a conhecer, afinal, é seu primeiro relacionamento. Neste ponto, ele age com duas bases: com o que ele sabe sobre relacionamentos e com puro instinto. Adorar deixar  a Wei Wei envergonhada, mas é protetor, dedicado e um pouco lascivo. É do tipo que prefere pedir desculpas (mas raramente o faz) a pedir por favor (também não pede).

A relação dos dois se desenvolve primeiro no jogo e depois para a vida real como diz o próprio nome do dorama: O2O quer dizer aqui Online to Offline. Junte isso ao “Love" e o significado do nome do dorama é um amor que foi do online para o offline, ou seja, um amor virtual que se tornou realidade. Isso já fala bastante da história, afinal, é bem isso que acontece (apesar do Xiao Nai saber quem é a Wei Wei desde o começo).

Xiao Nai, malandramente diga-se de passagem, vai conquistando nossa protagonista no jogo ao tratá-la como esposa / namorada desde o começo apesar de dizer que a relação era apenas para participar de campeonatos e desafios. Ele a defende / protege, lhe dá equipamentos e a leva para contemplar paisagens lindas e românticas. Fiquei embasbacada com a forma que começaram a namorar! Primeiro pelo ataque fatal do Xiao Nai (“Quando não estivemos nesse tipo de relação?”) quanto pela falta de resistência da Wei Wei (que eu só fui entender melhor lendo a novel) que no final ficou por aquilo mesmo.

O dorama avança mais lentamente no começo, mas logo pega um ritmo bom e a história se desenvolve em torno dos conflitos causados pelos personagens secundários (basicamente fofocas e desentimentos), do desenvolvimento do jogo por parte da empresa do Xiao Nai (que está competindo com uma grande empresa) e do avanço da relação do casal principal.

Uma das coisas que mais me chamou atenção no dorama é que o romance da Wei Wei e do Xiao Nai não é aquele típico avance clichê. Mesmo quando fazem de tudo para estragar a relação dos dois, Xiao Nai não vacila e mesmo ele querendo ajudar a resolver todos os problemas dela, ele respeita sua independência e deixa que ela lide com as coisas do jeito dela.

Uma coisa que eu não gostei foi a lente de contato da Reed Wei Wei. Específico, eu sei, mas ficou muito estranho e em alguns momentos chegou a me incomodar demais.

Além dos dois, temos outros personagens que ganham atenção do longo da trama.



Er Xi (Mao Xiao Tong) é a amiga da Wei Wei e junto com mais duas outras amigas, dividem o mesmo dormitório. Das quatro amigas da Wei Wei, ela é a que mais ganha destaque, tendo inclusive, seu próprio subtrama. Ela é o alívio cômico feminino da história, sendo divertida, atentada, infantil e teimosa, mas me pareceu um pouco tudo falso (não sei se a atuação, a personagem ou a atriz - que também atuou em Princess Weiyoung).



Cao Guang (Bai Yu) é um estudante popular de línguas que causa alguns mal entendidos com a Wei Wei. Ele inicialmente não gostava dela, mas depois de uma bela lição dada pela nossa protagonista passa a gostar por ela.



Zhen Shao Xiang (Zhang He) é filho do CEO de uma grande empresa de tecnologia e primo mais velho da Meng Yiran (a beldade do campus). No jogo ele atende pelo nome de Zhen Shui Wu Xiang, onde se divorcia da Wei Wei após esta se recusar a mandar foto ou se encontrarem. Se casa com a “beldade” de jogo e começa a namorar ela offline também. É mimado, egoísta e superficial. Já o ator está virando figurinha carimbada. Aparece aqui, em Ten Miles of Peach Blossoms e em Lost Love in Times.



Yu Yao (Liu Ying Lun) é conhecida como beldade número um dentro do jogo, onde atende pelo nome de Xiao Yu Yao Yao. Se casou Zhen Shui no jogo logo depois dele se divorciar da Wei Wei e o namora na vida real, se aproveitando do status e riqueza do mesmo. Ela e suas amigas (Qing Qing em perticular) são hipócritas, gostam de chamar atenção e desprezar os outros.



Meng Yiran (Ma Chun Rui) é a beldade número um do campus. Ela é prima do Zhen Shao Xiang e não sei dizer se é mais tola ou ingênua. Fica meio que correndo atrás do Xiao Nai o dorama todo, pois se diz apaixonada, mas né…



Hao Mei (Zheng Ye Cheng) é um dos três amigos do Xiao Nai que trabalha em sua empresa, comparte o mesmo dormitório e joga junto. Ele é zoado porque seu nome tem a pronúncia igual / parecido com "muito bonito". Alem disso ele tem cara de bebê, é um dos top 3 experts em programação da empresa do Xiao Nai e vive um “bromance" (se é que você me entende) com o hacker KO. Ele tem uns extras na novel que MINHASENHORAAMADA! No jogo ele se chama Mo Zha Ta. O ator apareceu em Lost Love in Times rapidinho so far =)

E para completar, o trio de amigos mais próximos do Xiao Nai.



Yu Ban Shan (Niu Jun Feng) , Yu Gong Pa Shan no jogo. O ator aparece em Princess Agents.



Qiu Young Hou (Cui Hang), Hou Zi Jiu no jogo.

Há quem ache que a atuação da atriz que faz o papel de Wei Wei tenha ficado perfeita, porém, eu discordo. Senti que a personagem perdeu “força” em várias cenas, ficando um pouco sem sal em alguns momentos. A atuação alegre e divertida dela pareceu mais do tipo contido também. Uma das coisas que eu menos gostei no dorama foi a lente de contato da Reed Wei Wei. Ficou muito estranho!

Já a atuação do Yang Yang, eu sou suspeita de falar. Só achei que faltou uma certa... Intensidade em alguns momentos.

Depois de assistir ler a novel (fonte base / original) e descobrir o filme, consegui amar ainda mais esta história e perceber os prós e contras de cada um.

O dorama tem um bom número de episódios e sabe aproveitar esta vantagem. Ele desenvolve bem a história principal, adiciona subtramas com os personagens secundários e novas histórias,  além de mostrar várias partes que na novel aconteceram antes da história. Para minha surpresa, apesar das adições o dorama ficou bem fiel a novel, tendo várias falar idênticas ao livro. Uns 99% das vezes que eu li a novel e assisti o dorama, as mudanças eram tão grandes que eu quase não reconhecia a história mais.



Já a novel começa logo de cara com o Zhen Shui pedindo divórcio - ou seja, direto ao assunto. A primeira vez que vemos Xiao Nai na história é no jogo, como Nai He e se eu não tivesse visto o dorama antes, não teria a mínima idéia de quem ele é.

Apesar da história não ser exatamente em primeira pessoa, a história acompanha maior parte do tempo a Wei Wei, principalmente no começo. Temos melhor acesso aos seus pensamentos, o que nos permite entender melhor a personalidade dela. Isso realmente melhorou minha imagem dela em várias cenas do dorama! Ela é bem mais espontânea e adora usar carinhas escritas.

Como a história é contada desse jeito e tem como foco principal o romance do casal principal, não temos muito acesso ao que se passa na história do lado do Xiao Nai e seus companheiros offline. Não vemos, por exemplo, as negociações da empresa do Xiao Nai, o acidente de carro ou os rapazes interagindo durante nos dormitórios masculinos. Temos vislumbres, mas nada mais que isso.

Claro, isso não significa que somos deixados para secar no deserto. Ganhamos espiadas estratégicas nessa mente linda do Xiao Nai e estes momentos são FA-BU-LO-SOS. Se você achava o Xiao Nai incrível no dorama, vai ficar abismado com seus pensamentos. Aqui ele aparece em todo seu esplendor, suas características são mais intensas: confiante, paciente, calmo, inteligente, calculista, sarcástico e SEMPRE com segundas intenções / motivos ocultos. Ele não deixa uma “bola” da Wei Wei sem rebater.

Dá para ver bem que o casal se entende muito bem, não só por fora, mas a personalidade de cada um. É algo que talvez não foi possível desenvolver para a tela.

A melhor parte, além dos extras, foi descobrir A verdade sobre a cena na piscina. MINHASENHORA, o negócio pegou fogo!

E para completar, no final temos algumas histórias a mais contando sobre os filhos dos dois, sobre o Hao Mei e seu “bromance" >>explícito<< (é isso mesmo, yaoi meu bem) com KO.

filme é o mais diferente da novel. 



Ele começa de forma parecida com o dorama, porém, por ter menos tempo, o desenvolvimento é apressado e resumido. Algo que não fez sentido seguindo a linha novel / dorama é a Wei Wei jogando em uma lan house, com um monte de gente. Ela não escondia sua identidade? Pois é, aqui nem tanto.

Já o mundo online é bem melhor que o do dorama. É um lugar construido (e não só CG) e as caracterizações ficaram muito boas! O cabelo do Nai He tinha que ser escuro, mas tirando isso, ficou bem melhor. Ah, o cabelo da Yao Yao ficou impagável XD

A personalidade da Wei Wei e do Xiao Nei está tão diferente! 



A Wei Wei (aqui interpretada pela Angelababy) é mais agressiva, mais tomboy, menos acanhada e mais atrapalhada (de um jeito diferente do dorama). Ela vai tirar satisfação com o Cao Guang na frente da classe inteira dele! Tem até direito a projeção. Se na novel ela é equilibrada, no dorama ela perde a força, aqui ela tem força demais.



O Xiao Nai (Jing Boran) está mais jovial e sorridente. Se no dorama ele é um deus e na novel um lobo, no filme ele está mais humano / universitário. Perdeu o toque de ambiguidade calculista, é mais imperfeito.
Por conta disso, perdemos várias sutilezas da história. Isso, porém, não quer dizer que não tenha seus pontos fortes.

Alguns personagens foram fundidos (o Zhen Shui no jogo virou o Cao Guang offline) e outros nem tiveram atenção (Meng Yiran).

Gritei horrores assistindo de tantas cenas embaraçosas! Algumas inéditas, não presentes nem no dorama e nem na novel. A melhor de todas foi no final da cena de declaração do Cao Guang. Épico! Mas o final foi brochante.

Ah, gostei muito do recurso que usaram no filme para cortar tempo! Eles fazem os personagens “pularem" em um portal que os leva do mundo offline para o online em um instante. CLARO que não acontece "de verdade", é só para aproveitar o pouco tempo mesmo. Acho que nesse caso, vale muito. Eles fizeram um milagre compactando a história e mesmo assim ela ficou apressada, perdendo todas as sutilezas.

Sobre o tradicional problema das sinopses, eu li muitas falando de amor a primeira vista. NÃO é bem amor a primeira vista. O que é bem mais realista, na minha minha opinião, mas não vou me aprofundar muito para não dar spoilers.

Por último, mas não menos importante, temos o manhua!


Muito lindinha a arte, não acham? Até onde li, ele está sendo fiel a novel. Links abaixo!

Minha recomendação? Vejam todos!

Onde Assistir o Dorama Online:

Português: DramaFeverCroton Media International Corporation

Onde Assistir o Filme Online:
PortuguêsTheirDoramas

Onde Ler a Novel Online:
Português: NerdcomEstilo

Onde Ler o Manhua Online:
Inglês: MangaFox
Espanhol: TuMangaOnline


Enjoy!




Tecnologia do Blogger.