Como se inscrever na carrera - 1° ano de Medicina - Ciclo Biomédico / FMED - UBA

18.7.19
A tão esperada inscrição na Carreira! Depois de percorrer os "arduos" caminhos do CBC / UBA XXI, chegamos ao momento tão esperado. Já aviso que o post não vai ficar tão completo quando seria o ideal porque simplesmente as etapas se perderam em nossas mentes em meio a anatomia e histologia!


A primeira coisa a se saber é que a inscrição para ingressantes ocorre SOMENTE no começo do ano! Não há inscrição no meio do ano para quem está ingresando, só para quem já está cursando e quer fazer alguma matéria semestral.

Caso esteja ainda esteja perdidx sobre como conseguir planos de saúde ou com o fim do contrato do seu apartamento sem saber para onde ir, a  Olá Argentina pode te ajudar! Eles tem TUDO que você possa imaginar! Preocupado com locação? Traslados? Remessa financeira? Plano de saúde? Eles têm tudo isso e muito mais!

A inscrição de 2018 teve basicamente 2 etapas: uma online e uma presencial.

A primeira é a online.

Nesta etapa você precisa se inscrever no site da FMED (durante o período de inscrições) neste link: https://inscripcion.fmed.uba.ar/. Basta completar seus dados e finalizar. Verifique bem seus dados, principalmente o email!!

Depois disso você precisa entrar no sistema e selecionar o botão para se inscrever em uma Carrera. Selecione a Carrera desejada (ex: Medicina) e vá completando os dados.

É neste momento que você vai precisar completar os dados das matérias do CBC, a famosa declaração juramentada.

É um formulário simples no qual você seleciona a matéria, como você a fez ela (CBC, UBA XXI ou outro) e quando você terminou (selecione o mês da sua última prova. Caso não tenha o mês certo, pegue o mais próximo).

Você também vai precisar completar o número da sua libreta do CBC, o DNI que está na sua libreta (seja o seu verdadeiro ou o inventado na hora que você se inscreveu no CBC) e o seu DNI verdadeiro (ou RG, ou Passaporte... Pois é, eles ainda não pediram o DNI verdadeiro!).

Cuidado para não confundirem onde por o que, pois eles conseguem colocar uns nomes muito estranhos e confusos!

Depois de completar tudo isso o site vai gerar um arquivo que você tem que imprimir e completar.

Neste papel, que na verdade é a ficha de inscrição, estão todas a instruções da próxima etapa.

A segunda etapa é presencial e é basicamente a entrega dos seus documentos em uma caixinha tipo de correio (de parede) lá na FMED.

Como eu mencionei antes, todas as etapas desta parte da inscrição estão na folha que você imprime.

Eis os documentos necessários:
1. Fotocopia do ensino médio legalizado por la U.B.A. (Uriburu 950, de 11 a 16 hs)
2. Fotocopia ampliada do DNI. (Se não for permanente, com cópias das renovações).
3. Fotocopia da libreta del CBC
4. Duas fotos 4x4
5. Carpeta de cartulina tamaño oficio con broche de dos orificios.

O que é uma carpeta tamanho oficio, sin solapas, con broche de dos orificios? É basicamente uma pasta de cartolina no tamanho oficio, sem abas, com dois furos (que nem daqueles de fichário) e aquela parada que fecha as folhas (geralmente bem junto e pode ser de metal ou plástico - super old school). 

Você vai precisar juntar todos os documentos na ordem indicada e colocar nesta pasta com seu nome, a carrera e o número da sua ficha de inscrição (cada uma tem um número exclusivo). E a foto extra vai grampeada dentro de um envelope ou presa de alguma maneira na carpeta (eles recomendam um clips, como eu não tinha, foi no envelope selado).

Minha dica aqui é, já deixe seus documentos do Ensino Médio legalizados pela UBA. PELA UBA!!! Não pelo "MEC" Argentino! Precisa de turno (que você tira no mesmo dia, mas as vezes é bem lotado lá!).

O dia da entrega está especificado na ficha de inscrição, então é só ir até a FMED, sector uriburu, descer as escadas no subolo 1 e tcharam! Nas épocas de inscrições sempre tem pelo menos uma pessoa lá por baixo para ajudar o pessoal a furar as folhas, preencher fichas e finalizar suas pastas para entregar.

E pronto! Basta aguardar um email dizendo ou que você faltou alguma coisa ou com a data de retirada da libreta da FMED (que é diferente da libreta do CBC - é quase um livrinho).

Na verdade tem ainda mais uma coisa... Pegou a libreta ou sua inscrição foi confirmada? Hora de se inscrever nas matérias!

No primeiro ano de Medicina você inicia o Ciclo Biomédico que tem um total de cinco matérias:

- Anatomía
- Histología-Biología Celular Embriología- Genética
- Salud Mental
- Bioética I
- Medicina Familiar I

Acontece que geralmente você só consegue se matricular em duas matérias no primeiro ano: anatomia e o combo de histologia.  Muitos tentam se matricular em Salud Mental, mas não são asignados, embora alguns tenham sorte (eu não tive).

No geral isso ocorre porque Anato e Histo tomam MUITO tempo. São matérias pesadas e o resto acaba ficando de lado. Há muita desistência e maior parte das pessoas cursam ela no segundo e as vezes até no terceiro ano, não sobrando muitas vagas para os ingressantes.

Já Bioética I e Medicina Familiar I, pelo que escutei, são matérias que valem a pena esperar um pouco (geralmente até o final do ano, quando você pode fazer a matéria por intensivo nas férias). Na verdade verdadeira, a cursada de bioética normalmente só dura um mês basicamente , então é bem tranquilo.

Como muitas matérias da carrera, Anato e Histo possuem cátedras. Cada cátedra possui professores responsáveis diferentes, materiais diferentes, etc, o que acaba causando uma certa diferença no foco e no método de ensino de cada uma. Já tem um post no ar sobre as cátedras de anatomia, mas aqui eu vou deixar um resumo!

ANATO:
Cátedra 1: tem foco clínico, estuda masticación para locomotor e é a única promocionavel (= final não obrigatória). Usam bonecos, se não me engano.
Cátedra 2: tem foco em imagens (Rx, tomografia, resonancia), não promocionável. Acredito que eles possuem um museu com os preparados dentro de vidros.
Cátedra 3: a que eu cursei, diz ter foco em linfáticos e é a cátedra mais temida de anatomia. Mexemos direto com os preparados. Todo trabalho prático tem um parcialito que são basicamente perguntas que você responde e entrega ao ajudante e eles te dão uma nota (que não influencia na sua nota final, mas ajuda a ver o que é importante saber!). Na final você pode tentar duas vezes e por sorte passei na primeira. Porém, OLHO, porque na final se junta todos os chefes de TPs de todos os horários. Eles podem ter um foco ou ter ensinado de maneira diferente de como você aprendeu no seu turno. Isso aconteceu comigo e só me tomaram neuro no teórico, tive que ir à repescagem porque me tomaram algo que haviam me dito que eu não precisava saber tão certinho. Consegui aprovar na repescagem que também foi só neuro... De livro eu recomendo Latarjet tanto para locomotor quanto para esplacno (o caminho dos nervos e vasos é perfeitamente descrito para o prático - complementar com os TPs para confirmar limites e outras coisas) e para neuro eu usei Porrero (que a leitura é bem mais tranquila) e completei com Haines com o apunte Proforlizzi e slides de cortes..

Quanto as duas primeiras, eu não tenho muito o que falar, pois não cursei nelas e não sei como funciona. Já em relação a minha cátedra (3), ela não é tão terrível quanto todos pensam! Conversando com alunos das outras cátedras, alguns tiveram que responder perguntas muito mais difíceis que as que eu recebi nos meus parciais. No final o esforço tem que ser o mesmo.

Já Histo e Salud Mental, eu não postei nada delas ainda, então aqui vai:

HISTO:
Cátedra 1: pelo que eu escutei das minhas amigas e no cursinho, é a mais difícil das três cátedras. Muitas pessoas indicam ela porque ela é a mais completa e na verdade é isso que a faz mais difícil. Tem foco em mais detalhes que as outras cátedras e a parte de biologia é bem mais difícil. As provas desta cátedra bateram bastante com as das cátedra 3 de anatomia. No primeiro semestre se estuda ou Histo ou Embrio e no outro semestre a outra matéria. Adere a paros.
Cátedra 2: foi a que eu fiz e eu gostei muito dela. Cada semana é uma matéria, em uma semana é histo e na outra embrio e assim vai - ou seja, você cursa as duas matérias ao mesmo tempo intercalando elas. Para algumas pessoas isso não funciona, pois a pessoa passa uma semana sem ver a matéria. Confesso que achei meio confuso no começo, mas no final foi bem tranquilo. Usam bonecos para embrio e na prova eu tive que identificar a semana e o estágio de desenvolvimento. Em histo são os preparados, mas como no ano que eu fiz houve muito paro, eles mudaram a modalidade para slides (mostravam os slides e eu tinha que dizer o que perguntava: ou qual era a célula / órgão, ou qual era a função, ou o que secretava... Foi bem clínico) que é a mesma modalidade do livre. A primeira prova é choice (assim como biologia e genética) e no segundo é prático (maquete e preparados). Se cursa biologia no primeiro semestre (são só seminários, sem TPs - e se não me engano agora os seminários são todos online e não presenciais!) e genética no segundo (o mesmo) que nem as outras cátedras. Adere a paros. A final tem datas que são choices e tem datas que são orais. Fique de olho para pegar a certa se quiser fazer choice. Se não me engano é uma data no final do ano e outra no começo do ano seguinte. De livros o Ross é perfeito pelas imagens, mas o Brusco é um guia melhor em histo (porém é preciso complementar o Brusco, ele é incompleto. Eu recomendo os apuntes e aulas do Javi). Já embrio, eu usei todos os livros um pouco, porque nenhum tem tudo (e também usei os apuntes e aulas do Javi).
Cátedra 3: esta cátedra é bem parecida com a cátedra dois com a diferença de que eu ouvi que os professores aqui são mais famosos (?) e na primeira prova não inclui cardio de embrio (ou alguma coisa assim - no final não faz muita diferença). No ano que cursei eles estavam modificando e atualizando os parciais e vi muita gente reclamando que ficou um pouco mais difícil, mas não posso confirmar com certeza.

SALUD MENTAL:
É complicado falar de salud mental porque tem MUITAS cátedras e cada uma é diferente. As que mais tentam pegar é a de Brusco porque os parciais são choice e a matéria é bem tranquila no geral.
Já eu estou cursando ela na cátedra 8 do Stagnaro e estou gostando. A primeira prova foi discursiva (foram seis perguntas, quatro valendo dois e duas valendo um) e a segunda vai ser oral. As aulas no começo foram meio confusas, mas depois comecei a pegar o ritmo. Eu aconselho a não faltar e prestar atenção no foco das aulas e depois dar uma pesquisada no youtube, pois os textos são massivos e pesados de ler todos certinhos (só alguns que não tem como evitar como os de adolescência para frente). Na primeira metade da aula é uma aula teórica e na segunda parte é o prático (basicamente ler um texto e discutir).
Há outras cátedras que também indicam, minha dica é entrar nos grupos do facebook e pesquisar na lupa, pois o pessoal sempre indica e fala das experiências que tiveram. Procurem por "FMED dónde me anoto" ou mesmo nos outros grupos de Anato, Histo e Ingresantes é capaz que encontrem algo. Olho que cada cátedra tem horário e LOCAL diferentes! Várias cátedras são hospitais e há hospitais SUPER longe! (O de clínicas é do lado da FMED porém). Na hora na inscrição tem um calendariozinho no canto superior do box onde você seleciona os horários e lá ele te indica qual é a cátedra, horário e sede. A sede salud mental é do lado da FMED também.
Caso você queira MUITO fazer essa matéria no primeiro ano e não seja asignado, você pode tentar inclusão (ir na aula e pedir ou chegar junto ao cecim).
O conselho é não tentar fazer libre, pois é estressante demais e não vale a pena (se não me engano você tem que fazer tipo uma monografia).

E é isso! Eu comecei a escrever isso ano passado (2018) quando ainda estava cursando / para cursar Anato e Histo e pode ser que desde então alguma coisa tenha mudado (menos Salud Mental que acabei de escrever).

Boa sorte nesse ano, foco, mesmo que não tenham estudado tudo façam o parcial (porque se você deixar para o recuperatório dá na mesma, mas pelo menos você tentou e também já ajuda a tirar o nervosismo. Eu já quase desisti de parcial por não ter estudado tudo e no final aprovei de primeira, então só vai! Também já deixei para estudar uma/duas semanas antes do parcial e consegui, então sério, só vai e "que sera, sera"). Primeiro ano da carrera, uhul!


Enjoy it!
Tecnologia do Blogger.